Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2613
Type: | Monografia |
Título : | A questão da educação ambiental, educação inclusiva e os filmes didáticos nos projetos pedagógicos das escolas de Vitória das Missões |
Author: | Almeida, Fernanda Minetto de |
First advisor: | Uhmann, Rosangela Ines Matos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferrera, Tiago Silveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Uhmann, Silvana Matos |
Resume: | A realização desse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sobre Educação Ambiental (EA), Educação Inclusiva (EI) e Filmes Didáticos (FD), foi desenvolvido por ser uma das prioridades e de grande importância na educação básica visto que são temas essenciais e fazem parte de um processo que deve começar em casa e continuar na escola, para que essas crianças e jovens possam se conscientizar e melhorar o futuro do nosso planeta. A presente pesquisa abordou a importância de trabalhar EA, EI e FD nos Projetos Político Pedagógicos (PPP) das escolas do Município de Vitória das Missões. Para tanto, o objetivo nesta pesquisa foi observar como a EA, EI e os FD são apresentados no PPP das escolas do município. Ter o PPP em mãos permitiu olhar para a escola como um local onde a educação foi planejada, assim possibilitando mais reflexão sobre a mesma. Afirmamos que o PPP é um documento de fundamental importância para melhor significar as atividades desenvolvidas pela escola, visto que nos quatro (4) PPP observados encontramos onze (11) excertos de EA, três (3) de EI e nenhum de FD. Com base nos PPP notamos que ainda há poucas citações sobre os temas analisados, mas diante disso não podemos dizer se há mais ou menos aplicações destes temas no ensino, pois cabe ao professor saber ministrar aulas lúdicas e diversificadas. |
Resumen : | The execution of this Course Competition Assignment (TCC), on Environmental Education (EE), Inclusive Education (IE) and Didactic Movies (DM), was developed as one of the priorities and of great importance in basic education. This theme is of essential importance and is part of a process that must begin at home and continue in school, so that these children and young people can become aware and improve the future of our planet. The present study addressed the importance of working with EE, IE and DM in Political Pedagogical Projects (PPP) of the schools in Vitória das Missões municipality. Therefore, the aim of this research was to observe how EE, IE and DM are presented in the municipal schools PPPs. Through the PPPs analysis, it was possible to look at the school as a place where education was planned, thus allowing more reflection on it. We affirm that the PPP is a document of greater importance to better signify activities developed by the school, since in four (4) PPPs observed we found eleven (11) excerpts of EE, three (3) of IE and none of DM. Based on the PPPs we noticed that there are still few citations on the topics analyzed, but we cannot say if there are more or less applications of these themes in teaching, since it is up to the teacher to choose playful and diversified lessons to teaching. |
Palabras clave : | Educação ambiental Escola Vitória das Missões Filme educativo |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Cerro Largo |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2613 |
Fecha de publicación : | 5-dic-2017 |
Aparece en las colecciones: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Almeida.pdf | 694.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.