Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2615
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Boelter, Ruben Alexandre-
dc.contributor.referee1Santos, Eliane Gonçalves-
dc.contributor.referee2Güllich, Roque Ismael da Costa-
dc.creatorSchein, Samara Neis-
dc.date2018-12-11-
dc.date.accessioned2019-03-14T21:01:16Z-
dc.date.available2019-02-11-
dc.date.available2019-03-14T21:01:16Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2615-
dc.description.abstractPaleontology is the science that investigates the beings of the past and understands broad issues in many areas. The teaching of paleontology is still very restricted and is not part of the formal curriculum, being worked succinctly and punctually. That is why it is important to disseminate scientific work of teachers in the classroom, in addition to non-formal education. The main objective of the study was to analyze the papers pub-lished at the National Meeting of Teaching of Biology (ENEBIO) on the approach of teaching Paleontology. This analysis was documentary, qualitative and we used three categories of analysis for teaching conceptions: technical, practical and critical / eman-cipatory. Of a total of 1,265 papers published in the ENEBIO, only five abstracts were related to the teaching area of Paleontology. As for the conceptions, we obtained three works of the technical type and two practical ones, and the critical design was not found in any of the works analyzed. Therefore, we can infer that in higher education paleon-tology is worked in a technical and practical way.pt_BR
dc.description.resumoA paleontologia é a ciência que investiga os seres do passado e compreende questões amplas de diversas áreas. O ensino de paleontologia ainda é muito restrito e não faz parte do currículo formal, sendo trabalhada de forma sucinta e pontual em geral nas aulas de ciências e/ou biologia. Por isso é importante a divulgação científica trabalho dos professores em sala de aula, além da educação não-formal. O objetivo principal do estudo foi de analisar os trabalhos publicados no Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) sobre a abordagem do ensino de Paleontologia. Essa análise foi do tipo documental, qualitativa e usamos três categorias de análise para as concepções de ensino: técnica, prática e critica/emancipatória. De um total de 1.265 trabalhos publicados no ENEBIO, apenas cinco resumos estavam relacionados a área de ensino de Paleontologia. Quanto às concepções obtivemos três trabalhos do tipo técnica e dois práticos, sendo que a concepção crítica não foi encontrada em nenhum dos trabalhos analisados. Portanto, podemos inferir que no ensino superior a paleontologia é trabalhada de forma técnica e prática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-02-11T15:31:31Z No. of bitstreams: 1 SCHEIN.pdf: 593771 bytes, checksum: c4fe68f4d5fb7e855f98e38718e3e088 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-14T21:01:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHEIN.pdf: 593771 bytes, checksum: c4fe68f4d5fb7e855f98e38718e3e088 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-14T21:01:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHEIN.pdf: 593771 bytes, checksum: c4fe68f4d5fb7e855f98e38718e3e088 (MD5) Previous issue date: 2018-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaleontologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectGeologiapt_BR
dc.titleA abordagem da paleontologia nos trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Ensino de Biologiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHEIN.pdf579,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.