Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2615
Tipo: | Monografia |
Título: | A abordagem da paleontologia nos trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Ensino de Biologia |
Autor(es): | Schein, Samara Neis |
Primeiro Orientador: | Boelter, Ruben Alexandre |
Primeiro membro da banca: | Santos, Eliane Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Güllich, Roque Ismael da Costa |
Resumo: | A paleontologia é a ciência que investiga os seres do passado e compreende questões amplas de diversas áreas. O ensino de paleontologia ainda é muito restrito e não faz parte do currículo formal, sendo trabalhada de forma sucinta e pontual em geral nas aulas de ciências e/ou biologia. Por isso é importante a divulgação científica trabalho dos professores em sala de aula, além da educação não-formal. O objetivo principal do estudo foi de analisar os trabalhos publicados no Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) sobre a abordagem do ensino de Paleontologia. Essa análise foi do tipo documental, qualitativa e usamos três categorias de análise para as concepções de ensino: técnica, prática e critica/emancipatória. De um total de 1.265 trabalhos publicados no ENEBIO, apenas cinco resumos estavam relacionados a área de ensino de Paleontologia. Quanto às concepções obtivemos três trabalhos do tipo técnica e dois práticos, sendo que a concepção crítica não foi encontrada em nenhum dos trabalhos analisados. Portanto, podemos inferir que no ensino superior a paleontologia é trabalhada de forma técnica e prática. |
Abstract/Resumen: | Paleontology is the science that investigates the beings of the past and understands broad issues in many areas. The teaching of paleontology is still very restricted and is not part of the formal curriculum, being worked succinctly and punctually. That is why it is important to disseminate scientific work of teachers in the classroom, in addition to non-formal education. The main objective of the study was to analyze the papers pub-lished at the National Meeting of Teaching of Biology (ENEBIO) on the approach of teaching Paleontology. This analysis was documentary, qualitative and we used three categories of analysis for teaching conceptions: technical, practical and critical / eman-cipatory. Of a total of 1,265 papers published in the ENEBIO, only five abstracts were related to the teaching area of Paleontology. As for the conceptions, we obtained three works of the technical type and two practical ones, and the critical design was not found in any of the works analyzed. Therefore, we can infer that in higher education paleon-tology is worked in a technical and practical way. |
Palavras-chave: | Paleontologia Ensino Biologia Geologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2615 |
Data do documento: | 11-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SCHEIN.pdf | 579,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.