Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2615
Type: Monografia
Título : A abordagem da paleontologia nos trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Ensino de Biologia
Author: Schein, Samara Neis
First advisor: Boelter, Ruben Alexandre
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Eliane Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee2: Güllich, Roque Ismael da Costa
Resume: A paleontologia é a ciência que investiga os seres do passado e compreende questões amplas de diversas áreas. O ensino de paleontologia ainda é muito restrito e não faz parte do currículo formal, sendo trabalhada de forma sucinta e pontual em geral nas aulas de ciências e/ou biologia. Por isso é importante a divulgação científica trabalho dos professores em sala de aula, além da educação não-formal. O objetivo principal do estudo foi de analisar os trabalhos publicados no Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) sobre a abordagem do ensino de Paleontologia. Essa análise foi do tipo documental, qualitativa e usamos três categorias de análise para as concepções de ensino: técnica, prática e critica/emancipatória. De um total de 1.265 trabalhos publicados no ENEBIO, apenas cinco resumos estavam relacionados a área de ensino de Paleontologia. Quanto às concepções obtivemos três trabalhos do tipo técnica e dois práticos, sendo que a concepção crítica não foi encontrada em nenhum dos trabalhos analisados. Portanto, podemos inferir que no ensino superior a paleontologia é trabalhada de forma técnica e prática.
Resumen : Paleontology is the science that investigates the beings of the past and understands broad issues in many areas. The teaching of paleontology is still very restricted and is not part of the formal curriculum, being worked succinctly and punctually. That is why it is important to disseminate scientific work of teachers in the classroom, in addition to non-formal education. The main objective of the study was to analyze the papers pub-lished at the National Meeting of Teaching of Biology (ENEBIO) on the approach of teaching Paleontology. This analysis was documentary, qualitative and we used three categories of analysis for teaching conceptions: technical, practical and critical / eman-cipatory. Of a total of 1,265 papers published in the ENEBIO, only five abstracts were related to the teaching area of Paleontology. As for the conceptions, we obtained three works of the technical type and two practical ones, and the critical design was not found in any of the works analyzed. Therefore, we can infer that in higher education paleon-tology is worked in a technical and practical way.
Palabras clave : Paleontologia
Ensino
Biologia
Geologia
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2615
Fecha de publicación : 11-dic-2018
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SCHEIN.pdf579,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.