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Type: Monografia
Title: Canibais em Palmitos: arte e anarquia no cinema independente
Author: Jahnke, Morgana Elisha
First advisor: Machado, Ricardo
Resume: Na presente monografia abordamos a produção artística da Canibal Filmes, uma produtora de cinema independente, localizada no município de Palmitos, Santa Catarina. A pesquisa é desenvolvida a partir da análise teórico-metodológica sob a narrativa fílmica em relação aos usos da ficção para a historiografia. As fontes estudadas no trabalho envolvem os filmes O Monstro Legume Do Espaço (1995) e Gore Gore Gays (1998), além do livro escrito por Petter Baiestorf e Cesar Souza, o Manifesto Canibal: Uma declaração de guerra dos que nada têm e tudo fazem contra os que tudo têm e nada fazem (2002). Buscamos em nossa análise, inserir a Canibal Filmes na história do cinema nacional, investigar os referenciais teóricos, políticos e artísticos da produtora de cinema, identificar as técnicas de produção artesanais e refletir a representação das críticas sociais, políticas e religiosas. Verificamos, ao longo do estudo, que a Canibal Filmes comporta influência anarquista, dadaísta e antropófaga. A produtora de cinema constitui uma estética caótica que transgride a ordem dos valores sociais através, sobretudo, da imagem.
Abstract: En la presente monografía abordamos la producción artística de la Canibal Filmes, una productora de cine independiente, situada en el municipio de Palmitos, Santa Catarina. La investigación se desarrolla a partir del análisis teórico-metodológico bajo a la narrativa fílmica en relación a los usos de la ficción para la historiografía. Las fuentes investigadas en el trabajo incluyen las películas O Monstro Legume do Espaço (1995) y Gore Gore Gays (1998), además del libro escrito por Petter Baiestrof y Cesar Souza, o Manifesto Canibal: Uma declaração de guerra dos que nada têm e tudo fazem contra os que tudo têm e nada fazem (2002). Buscamos en nuestra análisis, insertar la Canibal Filmes en la historia del cine nacional, investigar los puntos de las referencias teóricas, políticas y artísticas de la productora del cine, identificar las técnicas de producción artesanales y reflejar la representación de las críticas sociales, políticas y religiosas. Comprobamos, a lo largo del estudio, que la Canibal Filmes comporta influencia anarquista, dadaísta y antropófaga. La productora del cine constituye una estética caótica que transgrede el orden de los valores sociales, a través, sobretodo, de la imagen.
Keywords: Cinema independente
História
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2622
Issue Date: 2018
Appears in Collections:TCC História

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