Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2648
Type: Monografia
Title: A abordagem CTS na formação de professores de ciências: os temas/problemas do sudoeste do Paraná
Author: Tschá, Lucas de Oliveira
First advisor: Cacciamani, Jackson Luís Martins
Resume: A proposta desse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso de Ciências Biológicas – Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Realeza – PR é compreender a potencialidade da abordagem mais ampla por meio de temas/problemas com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a formação de professores e de alunos quanto aos processos de ensinar e de aprender. A problematização dessas relações na sociedade contemporânea é algo que pode estar presente na sala de aula de Ciências, construindo assim na articulação com outras tantas áreas do conhecimento. O trabalho de pesquisa percorreu diversos caminhos, sendo que a proposta consiste na construção de temas-problemas acerca do enfoque que problematiza as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), sendo: dengue, AIDS, aborto, água e alimentos. Ainda num segundo momento a busca documental em jornais locais e sítios eletrônicos, por exemplo, Secretaria da Saúde do Estado do Paraná no intuito de entendermos a publicização de aspectos relacionados ao problema da epidemia da dengue na região sudoeste do Paraná numa perspectiva da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007). Argumentamos que o enfoque CTS oportuniza processos de ensinar e de aprender mais complexos na sala de aula de Ciências, uma vez que oportuniza a tomada de decisão frente a temas/problemas locais como esses mencionados, bem como contribui no sentido de compreendermos a respeito dos diversos olhares acerca desses problemas.
Abstract: The purpose of this work of Course (TCC) in the course of Biological Sciences - Degree at the Federal University of South Border - UFFS Campus Royalty - PR is to understand the potential of broader approach through issues / problems with a focus on Science, technology and Society (CTS), the training of teachers and students about the processes of teaching and learning. The problematics of these relationships in contemporary society is something that can be present in the science classroom, thereby building in conjunction with many other areas of knowledge. The research toured several ways, and the proposal is to construct issues-issues about the approach that questions the relationship between Science, Technology and Society (CTS), and dengue, AIDS, abortion, water and food. Yet a second time documentary search in local newspapers and electronic sites, for example, Secretary of the State of Paraná Health in order to understand the publicity aspects related to the problem of dengue epidemic in southwest Paraná perspective of Textual Analysis Discourse (ATD) proposed by Moraes and Galiazzi (2007). We argue that the focus CTS provides opportunities processes of teaching and learning more complex the science classroom, as gives opportunity the decision-making on issues / local problems like the ones mentioned, and contributes towards understanding about the various looks about these problems.
Keywords: Formação de professores
Ensino e aprendizagem
Ciências biológicas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2648
Issue Date: 2016
Appears in Collections:TCC Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSCHA.pdf541,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.