Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2660
Tipo: Dissertação
Título: Projeto de trabalho: uma aplicação na matemática financeira
Autor(es): Peruchi, Bruno Alberto
Primeiro Orientador: Binotto, Rosane Rossato
Resumo: Esta pesquisa visa avaliar se, através de um Projeto de Trabalho desenvolvido em quatro etapas, é possível aliar a teoria da Matemática Financeira ao cotidiano dos discentes fazendo uso de recursos tecnológicos e, com isso, tornar as aulas mais atrativas, eficazes e dinâmicas. Neste trabalho, apresenta-se um exemplo prático desta afirmação que é a utilização de dados do cotidiano e o desenvolvimento de pesquisa na qual os discentes buscam um modo de calcular os juros, amortização, saldo devedor e pagamento de cada período de alguns eletrodomésticos e, assim, verificam a origem dos valores utilizados nas fórmulas para efetuar os cálculos. É possível apresentar os cálculos usando recursos tecnológicos, nesse caso, calculadoras científicas e o software LibreOffice Calc, por meio dos quais os discentes chegaram aos valores dos itens analisados a cada período do financiamento e assim obtiveram a melhor opção de compra dos produtos analisados, levando-se em conta o menor preço à vista e, quando financiado, o menor valor total dos pagamentos. Desta forma, os discentes identificaram a melhor forma de pagamento considerando os resultados e a real necessidade de aquisição do produto, para poder avaliar se têm condições de comprar à vista, ou seja, sem pagar juros, ou se é melhor compra à prazo e, sendo este o caso, verificar as propostas e constatar a mais vantajosa. A pesquisa serviu também como oportunidade para analisar os efeitos do programa do selo Procel, uma vez que é importante analisar a questão de economia energética e como consequência a preservação dos recursos naturais. Comprovouse, com esta pesquisa, que os discentes apresentaram maior interesse em explorar caminhos diferentes para um melhor entendimento em relação à matemática de modo geral e, de modo mais específico, em relação a atividades como as desenvolvidas neste trabalho, empregando a tecnologia, fórmulas e cálculos em questões reais do cotidiano, demonstrando empenho e entusiasmo na realização das tarefas propostas, além de desenvolverem o senso crítico, numa visão ampla sobre toda a negociação.
Abstract/Resumen: This research aims to evaluate whether, through a Research Project developed in four stages, it is possible to ally the Financial Mathematics theory to the students’ day-to-day activities, making use of technological resources and, with that, to make the classes more attractive, effective and dynamic. This paper presents a practical example of this assertion, which is the use of day-to-day data and the development of research in which students seek a way of calculating interest, amortization, debit balance and payment of each period of some household appliances and, thus verifying the origin of the values used in the formulas to perform the calculations. It is possible to present the calculations using technological resources, in this case, scientific calculators and the software LibreOffice Calc, through which the students came up with at the values at each period of the financing and then obtained the best option to buy the products analyzed, the lowest price (cash payment) and, when financed, the lowest total value of the payments. Therefore, the students identified the best form of payment considering the results and the real need to acquire the product, in order to be able to evaluate if they can buy in cash, that is, without paying interest, or if it is better to pay in installments and, if it is the case, check the proposals and realize the most profitable. The research also served as an opportunity to analyze the effects of the Procel seal program, since it is important to analyze the issue of energy saving and, as a consequence, the preservation of natural resources. With this research it was also verified that students showed a greater interest in exploring different paths for a better understanding of mathematics in general and, more specifically, in relation to activities such as those developed in this work, using technology, formulas and calculations upon real issues of everyday life, demonstrating commitment and enthusiasm in carrying out the proposed tasks, as well as developing a critical sense in a broad vision of the whole negotiation.
Palavras-chave: Matemática financeira
Integração de tecnologias
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2660
Data do documento: 2018
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERUCHI.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.