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Tipo: Monografia
Título: Segundas professoras e sociabilização de alunos com deficiência: um estudo de caso da educação inclusiva
Autor(es): Jacques, Ebriza
Primeiro Orientador: Vieira, Ubiara Garcia
Resumo: Durante muito tempo as pessoas com deficiência tiveram um processo paralelo e segregado de educação, o que de certa forma reflete como se deu a participação na sociedade dessa minoria muitas vezes invisibilizada nos processos sociais. Frente a isso, o presente trabalho busca, através da observação participante com objetivo final a etnografia, compreender como se dá a sociabilização em turmas do ensino médio de um colégio da rede pública estadual, no município de Chapecó-SC. A pesquisa aconteceu em turmas do ensino médio, que atendem a premissa das políticas publicas voltadas a educação inclusiva. As salas de aula observadas fundamentalmente possuem alunos com deficiência e também contam com a presença de segundas professoras, prática escolar obrigatória, por lei, em todo o estado de Santa Catarina. Bem como a escola é uma via de acesso a conhecimentos e significados específicos, ela exerce um importante papel em promover a inclusão social, a educação do individuo garante a participação efetiva de todos na comunidade a qual está inserido, assim como a sociabilização também é fundamental para a construção de sua identidade.
Abstract/Resumen: For a long time people with disabilities had a parallel and segregated process of education, which reflects social participation of this minority often invisible in the social processes. Because of that, this paper seeks to understand, through participant observation with a final objective, the ethnography, to understand how socialization occurs in high school classes of a public school in the municipality of Chapecó-SC. The research was carried out in high school classes, that attend the premise of public policies focused on inclusive education. The observed classrooms have fundamentally students with disabilities and also the presence of second teachers, a compulsory school practice, by law, throughout the state of Santa Catarina. As school is a way of accessing specific knowledge and meanings, it plays an important role in promoting social inclusion, education of the individual guarantees the effective participation of all in the community to which it is inserted, just as socialization is also fundamental for the construction of their identity.
Palavras-chave: Etnografia
Educação inclusiva
Educação especial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2671
Data do documento: 2018
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