Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2693
Type: Monografia
Title: A contextualização e o ensino de ciências: relações com a educação do campo em uma escola de Erebango - RS
Author: Ferreira, Maiara Aparecida
First advisor: München, Sinara
metadata.dc.contributor.referee1: München, Sinara
metadata.dc.contributor.referee2: Piaia, Consuelo Cristine
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Renata Portugal
Resume: A contextualização é um recurso pedagógico, o qual permite que ocorra uma aproximação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, com a realidade dos estudantes, objetivando discutir os conteúdos atrelados a dimensões culturais, sociais, políticas e econômicas, fazendo com que a aprendizagem se torne significativa e próxima do contexto dos estudantes. O objetivo desta pesquisa foi analisar as relações que o ensino de Ciências da Natureza proporciona para que haja contextualização entre os conteúdos ministrados aos alunos oriundos do campo, em uma escola pública do município de Erebango-RS. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e documental. Para a coleta de dados foram utilizados questionários específicos para os alunos do Ensino Médio oriundos do campo, os professores de Ciências da Natureza e a Direção da escola. Os principais resultados apontam que o Projeto Político Pedagógico da escola não faz menção aos elementos vinculados à Educação do Campo, levando em consideração que um número significativo dos alunos que frequentam a escola são oriundos do campo. O contexto dos educandos é trazido para a sala de aula, porém com o intuito de exemplificação dos conteúdos, e não com objetivo de contextualizá-los. Este trabalho salienta a necessidade que ocorra mais diálogo nas escolas sobre a Educação do Campo, para que o ensino de Ciências seja ofertado de maneira contextualizada e interdisciplinar.
Abstract: Contextualization is a pedagogical source, the one that allows an approximation of the contents used in the classroom, with the students reality, with the aim of discuss the contents joined to the cultural dimension, social, political and economical, making the learning significant and near the context of the students. The aim of this search was to analyze the relation that the teaching of the science of nature provides, to happen a contextualization between the contents taught to students from rural areas, in a public school of Erebango-RS town. It’s a search of qualitative approach, exploratory nature and documentary. To data collect were used specific questionnaires to the high school students from rural area, the teachers of Nature Science and the direction of the school. The main results show that the politic pedagogical project of the school doesn’t mention elements connected to Rural Education, considering that a significant number of students that go to school, are from rural areas. The context of the students is brought to classroom, but the idea is to exemplification of the contents, and not with the objective of contextualize. This paper highlights the necessity of more dialogues in the schools about rural education, in order to the teaching of science be offered in a contextualized and interdisciplinary way.
Keywords: Ensino
Ciência
Interdisciplinaridade
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2693
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERREIRA.pdf647.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.