Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2702
Tipo: Monografia
Título: Evasão escolar e repetência de alunos na transição do ensino fundamental para o ensino médio em escola do campo
Autor(es): Paliano, Fábio Vaz
Primeiro Orientador: Oliveira, Renata Portugal
Primeiro membro da banca: Oliveira, Renata Portugal
Segundo membro da banca: Piaia, Consuelo Cristine
Terceiro membro da banca: Prsybyciem, Moises Marques
Resumo: Este trabalho desenvolveu-se em base de uma pesquisa de campo, qualitativa e descritiva, em busca de esclarecimento dos motivos de evasão, repetência e consequentemente a diminuição de turmas em curso do 9° ano do ensino fundamental e 1°,2° e 3° ano do ensino médio, tendo em vista que nos estágios o ensino fundamental apresentou um número maior de alunos, comparados com o ensino médio. Os métodos utilizados para coleta de dados foram os questionários e dados da escola, e a partir desses foram elaborados quadros e tabelas, primeiro os quadros contém informações de alunos matriculados no início dos anos de 2015, 2016 e 2017, das turmas do 9° ano do ensino fundamental e 1°, 2° e 3° ano do ensino médio, e a soma de aluno evadidos, e repetentes decorrente dos mesmos anos. O segundo método de investigação, foram elaboradas nove questões abertas para os alunos responderem no ambiente escolar, sendo que três questões se destinavam a informações pessoais e as demais foram questões objetivas. A evasão escolar se compreende por aquele aluno que reprovou com mais de 25% de falta e/ou por nota, porém não efetuou matricula no ano seguinte, e diferente do aluno repetente, que reprova por infrequência e/ou por nota e matriculou-se novamente no ano seguinte na escola. As informações obtidas para este trabalho foram coletadas numa escola pública estadual com alunos indígenas e de alunos filhos de agricultores. Em consideração a isso, a escola se caracteriza uma escola do campo. De acordo com os dados adquiridos para este trabalho, analisa-se diferentes tipos de ações que levam a degradação das turmas dos anos finais da educação básica na escola, participante desta pesquisa, sendo que algumas das ações no ensino fundamental, está relacionada com a falta de interesses dos alunos, e falta de atenção nas aulas, já no ensino médio destaca –se as dificuldades de os alunos assimilarem os conteúdos. A presente pesquisa não tem como obrigatoriedade esgotar o tema mas, trazer reflexões e discussões a respeito de evasão escolar, repetência de alunos no ensino fundamental e ensino médio.
Abstract/Resumen: This work was developed on the basis of qualitative and descriptive field research, in order to clarify the reasons for dropout, repetition and consequently the reduction of ongoing classes in the 9th year of elementary school and 1st, 2nd and 3rd Year of high school, considering that in the trainees the primary education presented a greater number of students, compared with the secondary education. The methods used for data collection were the questionnaires and data from the school, and from these tables and tables were elaborated, the tables first contain information of students enrolled in the beginning of the years 2015, 2016 and 2017, of the classes of the 9th grade of elementary school and 1st, 2nd and 3rd year of high school, and the sum of students evaded, and repeaters from the same years. The second research method was to elaborate nine open questions for students to answer in the school environment, three questions were for personal information and the other questions were objective questions. School dropout is understood by that student who failed with more than 25% of the grade and / or grade, but did not enroll in the following year, and was different from the student who repeats for infrequency and / or grade and enrolled again the following year at school. The information obtained for this work was collected in a state public school with indigenous students and children of farmers. In consideration of this, the school characterizes a country school. According to the data acquired for this study, we analyze different types of actions that lead to the degradation of the classes of the final years of basic education in the school, participant of this research, and some of the actions in elementary education are related to the lack of students' interests, and lack of attention in the classes, already in high school the difficulties of students are assimilated the contents. The present research does not have as obligation to exhaust the theme but to bring reflections and discussions about school dropout, repetition of students in primary and secondary education.
Palavras-chave: Evasão escolar
Repetência escolar
Escola pública
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2702
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PALIANO.pdf509,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.