Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/271
Tipo: Monografia
Título: Medidas socioeducativas como forma de ressocialização: um estudo sobre a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul
Autor(es): Bertuzzi, Juliane
Primeiro Orientador: Silva, Rodrigo Manoel Dias da
Primeiro membro da banca: Silva, Rodrigo Manoel Dias da Silva
Segundo membro da banca: Silva, Luis Fernando Corrêa Santos da
Terceiro membro da banca: Lorenzon, Fernando Arnold
Resumo: Este trabalho aborda o processo de ressocialização juvenil, apresentando as medidas socioeducativas da FASE/RS como forma de reeducação social dos adolescentes e jovens, menores infratores. O Brasil é um país que apresenta uma grande desigualdade social. A estrutura do país não supre as necessidades básicas do ser humano. A Constituição Federal de 1988 prevê como direito fundamental de cada brasileiro ―a dignidade da pessoa humana‖. Nesses termos, a falta de estrutura e condições dignas de sobrevivência, na qual vivem milhões de brasileiros, acaba por desencadear uma problemática diante do processo de socialização. Socializar para viver em harmonia, respeitando as regras e as leis. O processo socializador tem início desde o nascimento do indivíduo e o meio ao qual pertence e as pessoas responsáveis por socializar este sujeito são fatores determinantes para seu desenvolvimento como ator social. A juventude posta como uma geração mutável e heterogênea pode apresentar uma inconformidade com os símbolos incorporados e assim cometer desvios. Esses sujeitos desviantes precisam ser ressocializados. Desta forma, o Estado intervém através de medidas socioeducativas que têm por objetivo reestruturar esses sujeitos para que possam retornar à sociedade.
Palavras-chave: Ressocialização
FASE/RS
Juventude
Socioeducativas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/271
Data do documento: 19-Out-2015
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BERTUZZI.pdf462,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.