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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/271
Tipo: | Monografia |
Título: | Medidas socioeducativas como forma de ressocialização: um estudo sobre a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul |
Autor(es): | Bertuzzi, Juliane |
Primeiro Orientador: | Silva, Rodrigo Manoel Dias da |
Primeiro membro da banca: | Silva, Rodrigo Manoel Dias da Silva |
Segundo membro da banca: | Silva, Luis Fernando Corrêa Santos da |
Terceiro membro da banca: | Lorenzon, Fernando Arnold |
Resumo: | Este trabalho aborda o processo de ressocialização juvenil, apresentando as medidas socioeducativas da FASE/RS como forma de reeducação social dos adolescentes e jovens, menores infratores. O Brasil é um país que apresenta uma grande desigualdade social. A estrutura do país não supre as necessidades básicas do ser humano. A Constituição Federal de 1988 prevê como direito fundamental de cada brasileiro ―a dignidade da pessoa humana‖. Nesses termos, a falta de estrutura e condições dignas de sobrevivência, na qual vivem milhões de brasileiros, acaba por desencadear uma problemática diante do processo de socialização. Socializar para viver em harmonia, respeitando as regras e as leis. O processo socializador tem início desde o nascimento do indivíduo e o meio ao qual pertence e as pessoas responsáveis por socializar este sujeito são fatores determinantes para seu desenvolvimento como ator social. A juventude posta como uma geração mutável e heterogênea pode apresentar uma inconformidade com os símbolos incorporados e assim cometer desvios. Esses sujeitos desviantes precisam ser ressocializados. Desta forma, o Estado intervém através de medidas socioeducativas que têm por objetivo reestruturar esses sujeitos para que possam retornar à sociedade. |
Palavras-chave: | Ressocialização FASE/RS Juventude Socioeducativas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/271 |
Data do documento: | 19-Out-2015 |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais |
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