Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/271
Type: Monografia
Título : Medidas socioeducativas como forma de ressocialização: um estudo sobre a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul
Author: Bertuzzi, Juliane
First advisor: Silva, Rodrigo Manoel Dias da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Rodrigo Manoel Dias da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Luis Fernando Corrêa Santos da
metadata.dc.contributor.referee3: Lorenzon, Fernando Arnold
Resume: Este trabalho aborda o processo de ressocialização juvenil, apresentando as medidas socioeducativas da FASE/RS como forma de reeducação social dos adolescentes e jovens, menores infratores. O Brasil é um país que apresenta uma grande desigualdade social. A estrutura do país não supre as necessidades básicas do ser humano. A Constituição Federal de 1988 prevê como direito fundamental de cada brasileiro ―a dignidade da pessoa humana‖. Nesses termos, a falta de estrutura e condições dignas de sobrevivência, na qual vivem milhões de brasileiros, acaba por desencadear uma problemática diante do processo de socialização. Socializar para viver em harmonia, respeitando as regras e as leis. O processo socializador tem início desde o nascimento do indivíduo e o meio ao qual pertence e as pessoas responsáveis por socializar este sujeito são fatores determinantes para seu desenvolvimento como ator social. A juventude posta como uma geração mutável e heterogênea pode apresentar uma inconformidade com os símbolos incorporados e assim cometer desvios. Esses sujeitos desviantes precisam ser ressocializados. Desta forma, o Estado intervém através de medidas socioeducativas que têm por objetivo reestruturar esses sujeitos para que possam retornar à sociedade.
Palabras clave : Ressocialização
FASE/RS
Juventude
Socioeducativas
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/271
Fecha de publicación : 19-oct-2015
Aparece en las colecciones: Ciências Sociais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BERTUZZI.pdf462,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.