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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guedes, Anibal Lopes-
dc.contributor.referee1Guedes, Anibal Lopes-
dc.contributor.referee2Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee3Guedes, Fernanda Lopes-
dc.creatorStolarski, Carini-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-04-11T17:09:44Z-
dc.date.available2019-04-11T17:09:44Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2712-
dc.description.resumoEste estudo foi realizado com o objetivo de trazer para a sala de aula momentos mais lúdicos e prazerosos para a alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental. Os jogos fazem parte do dia-a-dia das crianças, introduzi-los nas aulas faz com que a aprendizagem seja mais produtiva e divertida. E as Tecnologias Digitais (TD), possibilitam o desenvolvimento de uma atividade diferenciada e prazerosa uma vez que aproxima a criança com a criança e criança com o professor, esse foi o objetivo deste trabalho. Investigar como as diferentes tecnologias digitais podem auxiliar no desenvolvimento de metodologias para apoiar o processo de alfabetização dos sujeitos. Tendo como problemática, como utilizar as diferentes tecnologias digitais de forma a promover a alfabetização dos sujeitos de forma mais educativa e interativa? E que metodologias de aprendizagem poderiam ser propostas a fim de desenvolver um processo de alfabetização mais educativo e interativo para os sujeitos? Para isso o trabalho fez uso de jogos educativos. Dessa forma, a metodologia de trabalho é de cunho exploratório e bibliográfico. A aplicação dos jogos não pode ser dar com as crianças em sala de aula devido ao tempo e ao período do ano em que em ocorreu o processo de validação, contudo os jogos foram apresentados e avaliados por duas turmas da Pedagogia, a segunda fase que está ainda construindo os processos de alfabetização dentro da Universidade e a décima fase que já passou por todos os processos do ensino de alfabetização da mesma instituição, ambas respectivamente fazem parte da UFFS – Campus de Erechim RS, a fim de ter percepções diferenciadas sobre o processo da alfabetização utilizando os jogos digitais e qual a utilização dos jogos pelas futuras pedagogas na sua prática escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-04-10T17:15:33Z No. of bitstreams: 1 STOLARSKI.pdf: 2948353 bytes, checksum: 2d60870457b2c7390cfea24d37e59a51 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-04-11T17:09:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 STOLARSKI.pdf: 2948353 bytes, checksum: 2d60870457b2c7390cfea24d37e59a51 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-11T17:09:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 STOLARSKI.pdf: 2948353 bytes, checksum: 2d60870457b2c7390cfea24d37e59a51 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de metodologias educativas no processo de alfabetização de sujeitos utilizando as tecnologias digitaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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