Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2712
Type: Monografia
Título : Desenvolvimento de metodologias educativas no processo de alfabetização de sujeitos utilizando as tecnologias digitais
Author: Stolarski, Carini
First advisor: Guedes, Anibal Lopes
metadata.dc.contributor.referee1: Guedes, Anibal Lopes
metadata.dc.contributor.referee2: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee3: Guedes, Fernanda Lopes
Resume: Este estudo foi realizado com o objetivo de trazer para a sala de aula momentos mais lúdicos e prazerosos para a alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental. Os jogos fazem parte do dia-a-dia das crianças, introduzi-los nas aulas faz com que a aprendizagem seja mais produtiva e divertida. E as Tecnologias Digitais (TD), possibilitam o desenvolvimento de uma atividade diferenciada e prazerosa uma vez que aproxima a criança com a criança e criança com o professor, esse foi o objetivo deste trabalho. Investigar como as diferentes tecnologias digitais podem auxiliar no desenvolvimento de metodologias para apoiar o processo de alfabetização dos sujeitos. Tendo como problemática, como utilizar as diferentes tecnologias digitais de forma a promover a alfabetização dos sujeitos de forma mais educativa e interativa? E que metodologias de aprendizagem poderiam ser propostas a fim de desenvolver um processo de alfabetização mais educativo e interativo para os sujeitos? Para isso o trabalho fez uso de jogos educativos. Dessa forma, a metodologia de trabalho é de cunho exploratório e bibliográfico. A aplicação dos jogos não pode ser dar com as crianças em sala de aula devido ao tempo e ao período do ano em que em ocorreu o processo de validação, contudo os jogos foram apresentados e avaliados por duas turmas da Pedagogia, a segunda fase que está ainda construindo os processos de alfabetização dentro da Universidade e a décima fase que já passou por todos os processos do ensino de alfabetização da mesma instituição, ambas respectivamente fazem parte da UFFS – Campus de Erechim RS, a fim de ter percepções diferenciadas sobre o processo da alfabetização utilizando os jogos digitais e qual a utilização dos jogos pelas futuras pedagogas na sua prática escolar.
Palabras clave : Alfabetização
Aprendizagem
Jogos educativos
Tecnologia digital
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2712
Fecha de publicación : 2018
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
STOLARSKI.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.