Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2714
Tipo: Monografia
Título: A cultura na formação inicial de professores na educação do campo: percepções de estudantes formandos
Autor(es): Espich, Lucimara
Primeiro Orientador: Ody, Leandro Carlos
Primeiro membro da banca: Ody, Leandro Carlos
Segundo membro da banca: Prsybyciem, Moises Marques
Terceiro membro da banca: Coan, Cherlei Marcia
Resumo: A educação básica do campo decorre de lutas dos movimentos sociais e configura-se de uma proposta curricular no Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura, voltada a atender a demanda de sujeitos do campo. Esses sujeitos foram historicamente esquecidos e excluídos pelo processo de expansão do capitalismo que demandou uma nova modernidade e mecanização do trabalho. O território do campo foi desvalorizado, criando a expectativa que na cidade é o local ideal para se construir a vida. Esse golpe fez nascer à visão inconveniente sobre o campo e seus sujeitos o qual gerou fortes impactos e contradições, que aos poucos busca ser revertido por meio do acesso da educação libertadora e emancipatória. No propósito de resgate das tradições culturais, manifestações históricas, desejos, sonhos, utopias, fez-se nascer da luta a Educação do Campo que assume a identidade desses trabalhadores e trabalhadoras. Surge o envolvimento da diversidade cultural presente na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, para formar sujeitos conscientes diante do mundo e de seus desafios, desenvolvendo o espírito crítico em resistência e defesa do direito ao ensino contextualizado. Nesse sentido, constituí o trabalho de pesquisa para identificar e analisar as percepções de estudantes no Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza em relação à diversidade cultural presente no espaço universitário na abordagem dos componentes curriculares. Incentiva-se, nesse aspecto, a formação identitária e troca mútua de saberes por meio da socialização coletiva que agrega experiências à vida. O estudo teve caráter bibliográfico, consistiu em uma pesquisa exploratória qualitativa, entre os meses de março a dezembro de 2018 na apresentação das variáveis quantitativas por análise de tabela. Os dados foram coletados a partir de um questionário contendo questões abertas e fechadas, destinado aos estudantes da 8º fase do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza- Licenciatura. Este instrumento investigativo, juntamente com os dados quantitativos demostraram como os docentes abordam a diversidade cultural no processo formativo de seus estudantes, como orientam os estudantes para a atuação docente em escolas rurais e urbanas nas áreas de Ciências da Natureza, na construção da pedagogia interdisciplinar que rompe muros, mantendo diálogo com a comunidade e a totalidade. Também buscamos perceber os desafios a serem superados, por outro lado às potencialidades a serem exploradas assumindo seu papel formador, fortalecendo a licenciatura ao povo do campo e sua cultura.
Abstract/Resumen: The basic education of the field stems from the struggles of social movements and is a curricular proposal in the Interdisciplinary Course in Field Education: Natural Sciences - Licenciatura, aimed at meeting the demand of field subjects. These subjects were historically forgotten and excluded by the process of expansion of capitalism that demanded a new modernity and mechanization of work. The territory of the countryside was devalued, creating the expectation that in the city is the ideal place to build life. This blow gave birth to the inconvenient view on the field and its subjects which generated strong impacts and contradictions, which gradually seeks to be reversed through the access of liberating and emancipatory education. In the purpose of recovering the cultural traditions, historical manifestations, desires, dreams, utopias, it was born of the struggle the Field Education that assumes the identity of these workers. The cultural diversity present at the Federal Frontier University South, Erechim Campus, is being developed to form conscious subjects facing the world and its challenges, developing a critical spirit in resistance and defense of the right to contextualized teaching. In this sense, I constitute the research work to identify and analyze the perceptions of students in the Interdisciplinary Course in Field Education: Natural Sciences in relation to the cultural diversity present in the university space in the approach of the curricular components. It stimulates, in this aspect, the identity formation and mutual exchange of knowledge through collective socialization that adds experiences to life. The study had a bibliographic character, consisted of a qualitative exploratory research, between the months of March and December of 2018 in the presentation of the quantitative variables by table analysis. The data were collected from a questionnaire containing open and closed questions, intended for the students of the 8th phase of the Interdisciplinary Course in Field Education: Natural Sciences - Licenciatura. This research instrument, along with the quantitative data, showed how teachers approach cultural diversity in the formative process of their students, how they guide students to teaching in rural and urban schools in the areas of Natural Sciences, in the construction of interdisciplinary pedagogy that breaking walls, maintaining dialogue with the community and the totality. We also seek to perceive the challenges to be overcome, on the other hand to the potentialities to be explored by assuming its formative role, strengthening the degree to the rural people and their culture.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Ciência
Diversidade cultural
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2714
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESPICH.pdf646,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.