Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2716
Type: Monografia
Title: Inclusão escolar de alunos com deficiências em escolas do campo
Author: Plauth, Patrícia Faenello
First advisor: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
metadata.dc.contributor.referee1: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
metadata.dc.contributor.referee2: Lepke, Sonize
metadata.dc.contributor.referee3: Prsybyciem, Moises Marques
Resume: A presente pesquisa teve como objetivo compreender o processo de inclusão de alunos com deficiências nas Escolas do Campo localizadas em Itatiba do Sul/RS. A natureza da pesquisa foi qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados através de observações dos espaços físicos das Escolas do Campo de Itatiba do Sul e de questionários que contaram com a disponibilidade e aceitação dos professores de Ciências e de um representante da secretaria de educação do município. Investigou-se o acesso, a permanência e como ocorre o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiências no ensino de Ciências. Os resultados obtidos mostram que a estrutura física das escolas não está acessível para todo público, pois apresentam pouco suporte aos alunos com deficiências. O Ensino de Ciências apresenta, ainda, muitas lacunas pois existem poucos materiais que abordam este ensino de forma inclusiva, e ainda os professores não contam com formações continuadas para melhor atenderem os alunos com deficiências. Estes aspectos mostram a importância de se realizar formações continuadas para os professores além de melhorias na infraestrutura das escolas.
Abstract: The present research goal is to understand the process of inclusion of students with disabilities in rural schools located in Itatiba do Sul / RS. The nature of the research was qualitative and exploratory. Data was collected through observations of the physical structures of the Itatiba do Sul rural schools, and also based on questionnaires done with the acceptance and availability of science teachers and a representative of the municipality's education department. The access, permanence and how the teaching and learning process of students with disabilities in science teaching were investigated. The results show that the physical structure of the schools is not accessible to all the public, as they have little support for students with disabilities. The Science Teaching also presents many shortcomings, as it lacks both materials that approach this teaching in an inclusive way, as well as teachers with qualified specific training for this purpose. These aspects highlight the importance and necessity of continuous training for teachers and improvements in school infrastructure.
Keywords: Pessoas com deficiência
Inclusão escolar
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2716
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PLAUTH.pdf535.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.