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Tipo: Monografia
Título: Inclusão escolar de alunos com deficiências em escolas do campo
Autor(es): Plauth, Patrícia Faenello
Primeiro Orientador: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
Primeiro membro da banca: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
Segundo membro da banca: Lepke, Sonize
Terceiro membro da banca: Prsybyciem, Moises Marques
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo compreender o processo de inclusão de alunos com deficiências nas Escolas do Campo localizadas em Itatiba do Sul/RS. A natureza da pesquisa foi qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados através de observações dos espaços físicos das Escolas do Campo de Itatiba do Sul e de questionários que contaram com a disponibilidade e aceitação dos professores de Ciências e de um representante da secretaria de educação do município. Investigou-se o acesso, a permanência e como ocorre o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiências no ensino de Ciências. Os resultados obtidos mostram que a estrutura física das escolas não está acessível para todo público, pois apresentam pouco suporte aos alunos com deficiências. O Ensino de Ciências apresenta, ainda, muitas lacunas pois existem poucos materiais que abordam este ensino de forma inclusiva, e ainda os professores não contam com formações continuadas para melhor atenderem os alunos com deficiências. Estes aspectos mostram a importância de se realizar formações continuadas para os professores além de melhorias na infraestrutura das escolas.
Abstract/Resumen: The present research goal is to understand the process of inclusion of students with disabilities in rural schools located in Itatiba do Sul / RS. The nature of the research was qualitative and exploratory. Data was collected through observations of the physical structures of the Itatiba do Sul rural schools, and also based on questionnaires done with the acceptance and availability of science teachers and a representative of the municipality's education department. The access, permanence and how the teaching and learning process of students with disabilities in science teaching were investigated. The results show that the physical structure of the schools is not accessible to all the public, as they have little support for students with disabilities. The Science Teaching also presents many shortcomings, as it lacks both materials that approach this teaching in an inclusive way, as well as teachers with qualified specific training for this purpose. These aspects highlight the importance and necessity of continuous training for teachers and improvements in school infrastructure.
Palavras-chave: Pessoas com deficiência
Inclusão escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2716
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

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