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Tipo: Monografia
Título: Educação do campo e a formação continuada de professores: a interface com a educação urbana no município de Getúlio Vargas - RS
Autor(es): Soligo, Silas Cleiton
Primeiro Orientador: Lima, Viviane de Almeida
Primeiro membro da banca: Lima, Viviane de Almeida
Segundo membro da banca: Onçay, Solange Todero von
Terceiro membro da banca: Ody, Leandro Carlos
Resumo: O ensino consolida-se na perspectiva de formações contínuas que buscam enriquecer o diálogo, trazer novas expectativas e sistemáticas que defrontem as demandas da práxis docente. Entretanto, nem sempre os saberes ofertados à rede pública de ensino articulam-se aos contextos vivenciados nos espaços escolares, como é o caso da Educação do Campo, negligenciada em diversas pautas educativas. Porém, aporta em si um grande conhecimento popular que poderia ser aproveitado no ensino, devendo ser solicitado entre os professores nas pautas principais da unificação dos saberes científicos e populares. Neste sentido, o objetivo da pesquisa foi analisar às perspectivas dos professores de Ciências da Natureza da rede pública de ensino do município de Getúlio Vargas – RS, em relação aos cursos de formação continuada e o interesse sobre o enfoque camponês como contribuição para o processo formativo. A conformação do estudo obedeceu o formato quanti-qualitativo de natureza exploratória, coletando informações sobre à formação inicial, tempo de atuação, educação continuada e conhecimento sobre o movimento de Educação do Campo, a 15 educadores de Ciências Naturais. Os dados foram categorizados, interpretados, apresentados através de tabelas contextualizadas e análise bibliográfica. Os resultados demonstraram que as temáticas ofertadas pela rede não suprem as necessidades do cotidiano escolar, devido ao caráter prático não ser expressivamente enfocado, dificultando a inserção e o trabalho de forma interdisciplinar a partir do contexto do educando. Esse cenário, leva a sugerir a necessidade de direcionar momentos formativos que apresentem ferramentas interdisciplinares e concepções valorizadoras do saber popular e do espaço rural, unificando-os à práxis pedagógica.
Abstract/Resumen: The teaching consolidates in the perspective of continuous training that seeks to enrich the dialogue, bring new expectations and systematic that face the demands of teaching praxis. However, the knowledge offered to the public school network is not always articulated with the contexts experienced in school spaces, as is the case of Field Education, neglected in various educational guidelines. However, it contributes in itself a great popular knowledge that could be used in the teaching, and should be requested among the teachers in the main guidelines of the unification of scientific and popular knowledge. In this sense, the objective of the research was to analyze the perspectives of the natural science teachers of the public school system of Getúlio Vargas - RS, in relation to continuing education courses and the interest on the peasant approach as contribution to the formative process. The conformation of the study obeyed the quantitative-qualitative format of exploratory nature, collecting information on initial formation, time of action, continuing education and knowledge about the Field Education movement, to 15 Natural Science educators. The data were categorized, interpreted, presented through contextualized tables and bibliographic analysis. The results showed that the themes offered by the network do not meet the daily needs of the school, due to the practical nature not being expressively focused, making it difficult to insert and work in an interdisciplinary way from the context of the learner. This scenario leads to suggesting the need to direct formative moments that present interdisciplinary tools and conceptions valorizing popular knowledge and rural space, unifying them to pedagogical praxis.
Palavras-chave: Escola rural
Formação continuada do professor
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2719
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

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