Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2725
Tipo: Monografia
Título: O micro e o macro na Grécia antiga: a busca pela unificação na ciência helênica a partir do debate entre a teoria substancialista e os modelos atomista e heliocêntrico
Autor(es): Fantinelli, Everton
Primeiro Orientador: Bittencourt, Paulo José Sá
Resumo: A presente monografia analisa de que forma os gregos antigos concebiam dois importantes campos do saber: a composição da matéria e a visão da estrutura do cosmos. A visão sobre a constituição da matéria pode ser dividida em duas partes. A primeira se refere a uma visão substancialista da matéria, isto é, a matéria seria composta pelas quatro substâncias fundamentais: ar água, terra e fogo, além do éter, que, para Aristóteles, era quem compunha os corpos celestes. Para os substancialistas, sobretudo Platão e Aristóteles, existiria uma separação entre o mundo sublunar (aquele no qual nós vivemos), onde a mudança era possível e natural; e o mundo supralunar (o céu, o cosmos), onde tudo era fixo e imutável, ou seja, eterno. A outra visão sobre a constituição da matéria foi a atomista, desenvolvida por Leucipo e Demócrito. Esta visão supunha que a matéria era composta de átomos, pequenos corpos indivisíveis. A união destes átomos daria origem a todos os tipos de materiais e organismos vivos, inclusive o homem. Portanto, para essa visão tanto o nosso mundo como o mundo supralunar dos aristotélicos era regido pelas mesmas leis: eram iguais e formados da mesma substância. Quanto à visão sobre a estrutura do cosmos divide-se, também, em duas partes. A primeira é a visão geocêntrica, a com maiores seguidores, que propunha que a Terra era o centro do universo. Já a segunda visão era a heliocêntrica, que postulava ser o Sol o centro do universo. Esta visão foi muito pouco acreditada em sua época devido, pelo menos em parte, ao sucesso da teoria geocêntrica.
Palavras-chave: Gregos
Matéria (filosofia)
Átomos
Cosmologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2725
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Especialização em História da Ciência

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FANTINELLI.pdf310,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.