Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2741
Tipo: Monografia
Título: Contribuição do PIBID-diversidade na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul
Autor(es): Lima, Daiana Ferreira de
Primeiro Orientador: Mendes, Marciane Maria
Resumo: O trabalho tem como objetivo descrever e socializar a implementação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a Diversidade - PIBID Diversidade, com o subprojeto Ciências da Natureza e Matemática, na UFFS, campus Laranjeiras do Sul, no período de 2014 à 2017. Justifica-se esse trabalho pela necessidade de relatar como se realizou as experiências dos bolsistas e seus processos formativos disponibilizados pelo PIBID Diversidade, através do olhar e das experiências da autora como bolsista e estagiária do programa. Como procedimento metodológico utiliza-se de pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de um questionário online. O trabalho divide-se em cinco partes: na primeira a autora relata a justificativa da temática pesquisada e a trajetória no programa PIBID Diversidade; na segunda explicita o que é o programa e sua inserção na UFFS; na terceira trabalha a relação entre o programa PIBID Diversidade e a Licenciatura em Educação do Campo; na quarta parte a autora relata os contextos das escolas que participaram do programa, bem como a organização do trabalho pedagógico que o PIBID Diversidade desenvolveu juntamente com as escolas. Para enriquecer a pesquisa a autora também destaca parte dos depoimentos dos alunos bolsistas, supervisores, coordenadores de áreas e coordenação institucional – autores, protagonistas envolvidos com o programa; na quinta e última parte é trabalhado os resultados, contribuições e desafios que o programa PIBID Diversidade trouxe aos acadêmicos de graduação do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias, da UFFS, campus Laranjeiras do Sul. Conclui-se que o programa PIBID Diversidade foi um grande aliado ao curso de licenciatura em Educação do Campo, pois proporcionou grandes contribuições aos alunos de graduação, bem como seu amadurecimento para a docência através da realidade vivenciada nas escolas.
Abstract/Resumen: The purpose of this paper is to describe and socialize the implementation of the Institutional Program of the Initiative for Teaching for Diversity - PIBID Diversity, with the subproject Nature Sciences and Mathematics, at UFFS, Campus Laranjeiras do Sul, from 2014 to 2017. This work is justified by the need to report on how the experiences of scholarship recipients and their formative processes made available by PIBID Diversity through the perspective and experiences of the author as a trainee and trainee of the program. As a methodological procedure it is used bibliographical research, documentary and application of an online questionnaire. The work is divided in five parts: in the first the author reports the justification of the researched subject and the trajectory in the program PIBID Diversity; in the second one it explains what the program is and its insertion in the UFFS; in the third works the relationship between the PIBID Diversity program and the Degree in Field Education; in the fourth part, the author reports the contexts of the schools that participated in the program, as well as the organization of the pedagogical work that PIBID Diversity developed together with the schools. To enrich the research, the author also highlights some of the testimonies of scholarship students, supervisors, area coordinators and institutional coordination - authors, protagonists involved with the program; in the fifth and final part, the results, contributions and challenges that the PIBID Diversity program has brought to undergraduate students of the Interdisciplinary course in Field Education: Natural Sciences, Mathematics and Agricultural Sciences, from UFFS, Campus Laranjeiras do Sul. that the PIBID Diversity program was a great ally to the undergraduate course in Field Education, as it provided great contributions to undergraduate students, as well as its maturation for teaching through the reality experienced in schools.
Palavras-chave: Educação agrícola
Estágios
Diversidade cultural
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2741
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA.pdf5,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.