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Type: Monografia
Título : A relação entre a educação do campo e a educação popular: elementos de autonomia e emancipação humana
Author: Braga, Luci
First advisor: Velani, Valdemir
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Costa, Joaquim Gonçalves da
Resume: O presente trabalho, se desenvolve na perspectiva de lapidar teoricamente a relação e histórico existente entre a Educação Popular e a Educação do Campo, nos aspectos direcionados a interação e atuação dos Movimentos Sociais de base popular do campo e suas lutas pela garantia dos direitos aos sujeitos do campo, principalmente na luta pela educação. Partindo da linha de raciocínio de como poderia gerar a emancipação desses povos do campo? Foi-se desenvolvendo os possíveis elementos que poderiam ocasionar ou auxiliar na emancipação humana em especial na Educação do Campo e na Educação Popular, e através deste trabalho, desenvolver elementos que auxiliem os sujeitos, a conquistarem a autonomia e emancipação humana. Analisando a relação entre Educação do Campo e Educação Popular, identificando os elementos fundamentais, impulsionadores de processos na direção da autonomia e emancipação humano-social, presentes nessas perspectivas educacionais e de formação humana. Na perspectiva de compreender teoricamente os conceitos centrais da pesquisa e a relação entre educação do campo. Além disso, caracterizar as escolas do campo com relação aos espaços e as políticas públicas. Identificando elementos e fundamentos teórico-metodológicos de Educação Popular em sua perspectiva de trajetória até sua consolidação. Possibilitando compreender como ocorre a interação da Educação do Campo com a Educação Popular nos aspectos educacionais e sociais. A pesquisa desenvolvida neste trabalho é direcionada a Educação Popular e Educação do Campo, sendo de natureza bibliográfica: exploratória (pois visa melhorar o conhecimento em relação a área da educação, Educação do Campo e Educação Popular através de levantamento bibliográfico) e, explicativa (visa identificar fatores que determinam ou que contribuem para a emancipação humana e autonomia). Relatando a relação e histórico existente nessas interações advindas desde o século XIX até os dias atuais, tais lutas vieram na perspectiva de garantir uma educação de qualidade e gratuita, colocando em pauta, os povos do campo, a escola do campo. Desenvolvendo perspectivas educacionais, de trabalho e interdisciplinaridade como agentes que contribuem para a constituição do ser humano social, em seus processos na direção da autonomia e emancipação presentes nessas perspectivas educacionais e de formação humana.
Resumen : The present work develops in the perspective of theoretically lapidizing the relation and history existing between the Popular Education and the Field Education, in the aspects directed to the interaction and action of the Social Movements of grassroots popular of the field and its struggles for the guarantee of the rights to the subjects of the countryside, especially in the struggle for education. Starting from the line of reasoning of how could generate the emancipation of these people of the field? It was developed the possible elements that could cause or assist in human emancipation, especially in the field education and popular education, and through this work, develop elements that help the subjects to conquer human autonomy and emancipation. Analyzing the relationship between Field Education and Popular Education, identifying the fundamental elements, drivers of processes in the direction of autonomy and humansocial emancipation, present in these educational perspectives and human formation. In the perspective of theoretically understanding the central concepts of research and the relation between field education. In addition, to characterize the rural schools in relation to spaces and public policies. Identifying elements and theoreticalmethodological foundations of Popular Education in its perspective of trajectory until its consolidation. Making it possible to understand how the interaction of Field Education with Popular Education occurs in educational and social aspects. The research developed in this work is directed to Popular Education and Field Education, being of a bibliographic nature: exploratory (as it aims to improve knowledge in relation to the area of education, Field Education and Popular Education through a bibliographical survey) and, explanatory identify factors that determine or contribute to human emancipation and autonomy). Relating the relation and history existing in these interactions from the nineteenth century to the present day, such struggles came from the perspective of guaranteeing a quality and free education, putting in the agenda the rural people, the rural school. Developing educational, work and interdisciplinary perspectives as agents that contribute to the constitution of the social human being, in their processes towards the autonomy and emancipation present in these educational perspectives and human formation.
Palabras clave : Movimentos sociais rurais
Escola rural
Educação popular
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2746
Fecha de publicación : 2019
Aparece en las colecciones: Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

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