Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2749
Tipo: Monografia
Título: Sistema monetário e suas aplicações no cotidiano dos alunos da Escola Despertar - APAE de Cantagalo-PR.
Autor(es): Rodrigues, Juliana Matucheski
Primeiro Orientador: Zanotelli, Cladir Teresinha
Resumo: O presente trabalho tem por intuito contribuir com o processo de aprendizagem na disciplina de matemática sobre o conteúdo do sistema monetário, dos alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Despertar na Modalidade de Educação Especial, da APAE de Cantagalo. Ocorrerão por meio do planejamento de atividades e confecção de materiais didáticos. Foram desenvolvidas pesquisas sobre como ocorre o aprendizado para alunos com deficiência intelectual visando atividades lúdicas e jogos, respeitando as especificidades dos alunos. Tendo como principal foco relacionar as atividades com o seu cotidiano, adquirindo assim, os alunos, autonomia na realização de suas atividades, e assimilação do conteúdo com situações e ações que ocorrem no dia a dia. Trazer questões do cotidiano para dentro da sala de aula, é importante, pois possibilita maior aquisição do conteúdo e os diversos recursos utilizados corroboram para a aprendizagem dos alunos. Na elaboração das atividades o lúdico e o jogos são essenciais, os jogos possuem caráter cooperativos, foram realizadas adaptações dos jogos (bingo, jogo de argolas, boliche) e atividades diversificadas (etiquetagem dos produtos, cartazes, encartes de supermercado- com compra de produtos, e situações problemas no decorrer das aulas). A aplicação das atividades ocorreu com a professora regente da turma e participação da acadêmica e orientadora, feito registros fotográficos na realização das atividades. Para análise do desenvolvimento das atividades propostas foram feitos questionários para a professora e a psicóloga da escola e aos alunos realizado ao final uma feira na escola simulando situações de compra e venda de produtos, representando o comércio (preço, venda, troco, entre outros), de modo a constatar se houve a assimilação das operações envolvendo o sistema monetário nas atividades aplicadas anteriormente.
Abstract/Resumen: The present work aims to contribute to the learning process in the subject of mathematics on the content of the monetary system of the students of Youth and Adult Education (EJA) of the Awakening School in the Special Education Mode, from APAE de Cantagalo. They will take place through the planning of activities and the preparation of teaching materials. Research was carried out on how learning occurs for students with intellectual disabilities, aiming at play activities and games, respecting the specificities of the students. Its main focus is to relate the activities to their daily lives, thus acquiring students autonomy in the performance of their activities, and assimilation of content with situations and actions that occur on a daily basis. Bringing everyday questions into the classroom is important because it allows for greater acquisition of content and the various resources used corroborate the students' learning. In the elaboration of the activities, the games and the games are essential, the games have cooperative character, adaptations of the games (bingo, ring game, bowling) and diversified activities (product labeling, posters, supermarket inserts - with purchase of products , and problem situations during class). The application of the activities occurred with the teacher regent of the class and participation of the academic and the advisor, made photographic records in the accomplishment of the activities. In order to analyze the development of the proposed activities, questionnaires were made for the teacher and the school psychologist, and the students performed at the end a school fair simulating situations of buying and selling products, representing the trade (price, sale, exchange, among others) , in order to verify if there was the assimilation of the operations involving the monetary system in the previously applied activities.
Palavras-chave: Educação especial
Aprendizagem escolar
Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2749
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES.pdf3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.