Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2771
Tipo: Monografia
Título: Planejamento estratégico: uma proposta de implantação para uma empresa do ramo elétrico
Autor(es): Parizotto, Daniel
Primeiro Orientador: Tosta, Humberto Tonani
Resumo: No universo das pequenas empresas, onde as dificuldades oriundas do ambiente interno e externo pressionam os empresários a minimizarem os erros, o planejamento estratégico surge como uma ferramenta de gestão muito útil na tomada de decisão, tornando palpável as variáveis que podem atingir a empresa tanto positivamente quanto negativamente. Através do planejamento estratégico a organização terá meios de mensurar e explorar seus pontos fortes, poderá atenuar ou eliminar os seus pontos fracos, aproveitar as oportunidades de mercado e prevenir-se contra as ameaças. Nos seus vinte e oito anos de atuação, a empresa participante deste projeto nunca elaborou um planejamento estratégico, assim, o objetivo do presente trabalho é elaborar um planejamento estratégico para uma empresa do ramo elétrico. Essa pesquisa é caracterizada como estudo de caso, descritiva, de abordagem qualitativa, realizada através de documentos da empresa, pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada e questionários. A partir da metodologia proposta por Vasconcellos Filho e Pagnoncelli e das informações coletadas, contemplou-se todas as etapas do Planejamento Estratégico. Diante disso, os resultados obtidos nessa pesquisa foram: elaboração do planejamento estratégico, definição do negócio, revisão da missão, visão e valores; análise do ambiente interno e externo; o desenvolvimento da análise SWOT; criação do objetivo da empresa; proposição das estratégias futuras e elaboração do plano de ação. Com a implementação deste planejamento a empresa estará mais forte para enfrentar as adversidades e, ao mesmo tempo, poderá absorver as oportunidades criando vantagem competitiva.
Abstract/Resumen: In the small business universe, where the difficulties of internal and external environment pressure entrepreneurs to minimize errors, strategic planning emerges as a very useful management tool in decision making, making tangible the variables that can reach the company both positively and negatively. Through strategic planning, the organization will have the means to measure and exploit its strengths, it can mitigate or eliminate its weaknesses, seize market opportunities and prevent threats. In its twenty-eight years of operation, the company that participates in this project has never elaborated a strategic planning, thus, the objective of the present work is to elaborate a strategic planning for an electrical branch company. This research is characterized as a case study, descriptive, qualitative approach, carried out through the company’s documents, bibliographic research, semi-structured interview and questionnaires. Based on the methodology proposed by Vasconcellos Filho and Pagnoncelli and the information collected, all stages of the Strategic Planning were considered. Therefore, the results obtained in this research were: elaboration of strategic planning, business definition, mission review, vision and values; analysis of internal and external environment; the development of the SWOT analysis; creation of the company objective; proposing future strategies and drawing up the action plan. With the implementation of this planning, the company will be stronger to face the adversities, and, at the same time, it can absorb the opportunities, creating a competitive advantage.
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Pequenas e médias empresas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2771
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PARIZOTTO.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.