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Tipo: Monografia
Título: A relação entre a educação do campo e a agricultura familiar: reconhecimento nas políticas
Autor(es): Cassol, Graciela
Primeiro Orientador: Cristofoli, Maria Silvia
Resumo: O trabalho em questão estuda a relação entre a Educação do Campo e a Agricultura Familiar Sustentável no reconhecimento nas políticas públicas, enquanto uma realidade concreta na contemporaneidade. Procura analisar as ações do Estado Brasileiro voltadas a Educação do Campo e a Agricultura Familiar Sustentável. Este trabalho quer mostrar que a Educação do Campo é marcada por um cenário de lutas dos movimentos sociais como protagonistas por políticas públicas, havendo a necessidade de discussões acerca de um olhar mais atento do Estado aos sujeitos do campo, como também, a necessidade de uma educação que valorize suas identidades e que garanta a inserção e permanência na escola. Traz presente a importância da Educação do Campo no contexto da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável, com programas específicos contribuindo no fortalecimento dos povos que vivem e dependem do campo, que devido sua fundamental importância vêm crescendo em vários espaços da sociedade. Através de um estudo de abordagem qualitativa, o trabalho consiste em leituras dos principais documentos e trata de evidenciar quais as ações do Estado têm sido implementadas para a Educação do Campo e a Agricultura Familiar Sustentável. O estudo aponta que, essa luta é permanente e em seus avanços, ganha espaço na agenda política dos governos municipais, estaduais e federal, criando as principais políticas e os programas educacionais em vários aspectos, porém, ainda há muito que construir para se tenha uma Educação do Campo de qualidade também para os cidadãos que vivem no campo.
Abstract/Resumen: The labour on question study the relation between the Education Rural and Agriculture Family Sustainable in gratitude public politics, while one reality concrete contemporary. Too, search to analyze the shares Estate Brazilian revolution the Education Rural and Agriculture Family Sustainable. East labour whether which the Education Rural marker through one scenery from Moving Socials like protagonist through politics public, to have the necessity from discussion near from one look larger attentive Estate subject rural, like the necessity from one education which valuation identity and which guarantee the insertion the permanence schools and to convey present the importance of the Education Rural context Agriculture Family just the evolution sustainable, which program specific contribution invigoration populace which to live and dependent rural, which their fundamental importance crescent on varied space society. Through one study collision qualification, the labour stability on reading headmaster and food to evidence which the shares Estate implementation to for the Education Rural and Agriculture Family Sustainable. The study to sharpen, cenotaph and its progress, The fight for rural education is permanent, and in its conquests obtains to enter the programming of cities governments, of the state and federal government, to produce headmaster politics and program education, but, yet much which structure memorandum one valuation mode life too citizen to live rural.
Palavras-chave: Movimentos sociais
Políticas públicas
Agricultura familiar
Agricultura sustentável
Desenvolvimento sustentável
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2803
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Especialização em Processos Pedagógicos na Educação Básica

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