Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2807
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Moura, Neide Cardoso de | - |
dc.creator | Silva, Edimarla da | - |
dc.date | 2013 | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-23T13:37:19Z | - |
dc.date.available | 2019-04-23T13:37:19Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2807 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to enunciate an overview on the topic of the deaf student “Inclusion”, besides approaching the topic through legislation, in order to follow up the evolution of the Brazilian Sign Language (LIBRAS), consequently with the aim of contributing to the less known aspects by the education professionals and understanding that the inclusion is part of the school context. This way, knowledge will be searched through a literature review, which will have as methodological procedure the surveying of bibliographic data on the topic. It is noticed that the topic of inclusion in terms of deafness both in bibliographic and for the school community, is still very recent, as in legal terms the inclusion of deaf students in the school recently has obtained some achievements. Thus, this process of deaf students’ inclusion and the adjustments required in the school structure, curriculum and human resources of the school is still in construction and implantation process. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo enunciar uma visão geral sobre o tema da “Inclusão” do aluno surdo, além de abordar o tema mediante a legislação, a fim de acompanhar a evolução da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), também tem como meta contribuir com aspectos pouco conhecidos pela maioria dos profissionais da educação e compreendendo que a inclusão faz parte do contexto escolar. Nesse sentido buscou-se o conhecimento sobre o tema por meio de uma pesquisa documental, que teve como procedimento metodológico o levantamento da literatura que aborda o tema. Percebeu-se que a temática da inclusão em termos da surdez tanto em relação aos dados colhidos da literatura como para a comunidade escolar, ainda é muito recente, pois em termos legais a inclusão do aluno surdo no contexto escolar obteve há pouco tempo algumas conquistas. Assim, esse processo de inclusão do aluno surdo e as adaptações necessárias na estrutura escolar, no currículo e nos recursos humanos da escola ainda se encontram em fase de construção, adaptação e implantação. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-04-22T18:00:46Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 426305 bytes, checksum: 0f202271acf192dfa80675e15c9d49c6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-04-23T13:37:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 426305 bytes, checksum: 0f202271acf192dfa80675e15c9d49c6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-04-23T13:37:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 426305 bytes, checksum: 0f202271acf192dfa80675e15c9d49c6 (MD5) Previous issue date: 2013 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Língua Brasileira de Sinais | pt_BR |
dc.title | A inclusão do aluno surdo no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Processos Pedagógicos na Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA.pdf | 416,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.