Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2807
Type: Monografia
Título : A inclusão do aluno surdo no contexto escolar
Author: Silva, Edimarla da
First advisor: Moura, Neide Cardoso de
Resume: O presente trabalho tem como objetivo enunciar uma visão geral sobre o tema da “Inclusão” do aluno surdo, além de abordar o tema mediante a legislação, a fim de acompanhar a evolução da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), também tem como meta contribuir com aspectos pouco conhecidos pela maioria dos profissionais da educação e compreendendo que a inclusão faz parte do contexto escolar. Nesse sentido buscou-se o conhecimento sobre o tema por meio de uma pesquisa documental, que teve como procedimento metodológico o levantamento da literatura que aborda o tema. Percebeu-se que a temática da inclusão em termos da surdez tanto em relação aos dados colhidos da literatura como para a comunidade escolar, ainda é muito recente, pois em termos legais a inclusão do aluno surdo no contexto escolar obteve há pouco tempo algumas conquistas. Assim, esse processo de inclusão do aluno surdo e as adaptações necessárias na estrutura escolar, no currículo e nos recursos humanos da escola ainda se encontram em fase de construção, adaptação e implantação.
Resumen : The present work aims to enunciate an overview on the topic of the deaf student “Inclusion”, besides approaching the topic through legislation, in order to follow up the evolution of the Brazilian Sign Language (LIBRAS), consequently with the aim of contributing to the less known aspects by the education professionals and understanding that the inclusion is part of the school context. This way, knowledge will be searched through a literature review, which will have as methodological procedure the surveying of bibliographic data on the topic. It is noticed that the topic of inclusion in terms of deafness both in bibliographic and for the school community, is still very recent, as in legal terms the inclusion of deaf students in the school recently has obtained some achievements. Thus, this process of deaf students’ inclusion and the adjustments required in the school structure, curriculum and human resources of the school is still in construction and implantation process.
Palabras clave : Inclusão escolar
Surdo
Língua Brasileira de Sinais
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2807
Fecha de publicación : 2013
Aparece en las colecciones: Especialização em Processos Pedagógicos na Educação Básica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA.pdf416,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.