Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2811
Tipo: Monografia
Título: A rotina na educação infantil em tempo integral: reflexões e propostas para o trabalho docente
Autor(es): Machajewski, Kely Daiane
Primeiro Orientador: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Resumo: A pesquisa foi desenvolvida a partir das reflexões de uma professora de educação infantil que atua em uma escola municipal de tempo integral. O trabalho tem como objetivos: a) investigar a rotina da turma do maternal II, a fim de perceber de que modo são desenvolvidas as atividades diárias e a forma como o tempo é utilizado na escola de jornada ampliada; b) analisar a organização da rotina, refletindo de que forma pode ser pensada na perspectiva de tempo integral. Para responder tais interrogações, a pesquisa debruçou-se nos seguintes questionamentos: O que é rotina na educação Infantil? Como se organiza uma rotina na Escola de Tempo Integral? De que forma a rotina é pensada para respeitar o tempo institucional e o tempo da criança? Através dos registros da professora e das leituras teóricas foi possível compreender que a rotina exerce sobre as crianças um efeito que pode libertar ou regular seu comportamento. Na escola de tempo integral, o cuidado com o planejamento da rotina se faz ainda mais importante, devido ao número de horas que a criança permanece neste local. Assim, se as experiências vividas na escola forem significativas, a criança conseguirá conectar as informações e construir o seu saber.
Abstract/Resumen: The survey was developed from the reflections of an early childhood education teacher who works in a full-time public school. The work aims to: investigate the routine of the nursery class II , in order to realize how the daily activities are developed and how time is spent in extended schools, b) analyze the routine organization, reflecting on how they can be designed in a full time perspective. To answer these questions, the research has looked at the following enquiries: What is routine in Early Childhood Education? How is routine in full-time school organized? How is routine designed to respect the institutional time and the child time? Through the records of the teacher and the theoretical readings it was possible to understand that the routine has an effect on children that may release or regulate their behavior. In full-time school, caring about routine planning is even more important due to the number of hours that the child remains at this location. Thus, if the experiences in school are significant, the child is able to connect the information and build their knowledge.
Palavras-chave: Educação infantil
Educação integral
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2811
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Integral

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACHAJEWSKI.pdf831,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.