Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2843
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marchesan, Ani Carla-
dc.creatorValerius, Caroline-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-05-09T17:08:39Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-05-09T17:08:39Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2843-
dc.description.abstractLa enseñanza de la gramática ha sido muy discutida por los profesores y lingüistas de lengua portuguesa, debido a la forma en que las clases de portugués se les enseña no contribuyen, de hecho, para la completa comprensión de la estructura del lenguaje (PILATI, 2016, 2017; QUAREZEMIN, 2016, 2017). Además, otro aspecto discutido en este artículo es la importancia de la inserción de la lingüística en la clase, pues contribuirá al estudio científico del lenguaje, además del alumno tener la oportunidad de estudiar la lengua en su uso real. Este artículo tiene por objetivo: (a) reflexionar sobre las contribuciones de la lingüística generativa y la técnica de la elección para la "enseñanza" de gramática en la Educación Básica y (b) proponer una actividad didáctica sobre el orden de los términos de la oración para alumnos del 1º año de la Enseñanza Media. La técnica de elección es una herramienta, capaz de favorecer el aprendizaje consciente, crítico y más efectivo de la estructura de la lengua, sin huir de los contenidos gramaticales obligatorios para los alumnos de Educación Básica.pt_BR
dc.description.resumoO ensino da gramática tem sido bastante discutido por professores de língua portuguesa e por linguistas, pois o modo como as aulas de português vem sendo ministradas parece não contribuir para o pleno entendimento da estrutura da língua (PILATI, 2016, 2017; QUAREZEMIN, 2016, 2017). Nesse sentido, a inserção da linguística na sala de aula pode contribuir para o entendimento do funcionamento da língua, pois o estudo científico da linguagem possibilita ao aluno ter a oportunidade de estudar/observar a língua em seu uso real. Por isso, este artigo objetiva refletir sobre as contribuições da linguística gerativa para o ―ensino‖ de gramática na Educação Básica e fornecer uma proposta de atividade didática sobre a ordem dos termos da oração para alunos do 1º ano do Ensino Médio. Para tanto, será utilizada a metodologia da aprendizagem ativa, que é uma ferramenta capaz de desenvolver habilidades linguísticas dos alunos, favorecendo a aprendizagem consciente, crítica e mais efetiva da estrutura da língua, sem fugir dos conteúdos gramaticais obrigatórios para os alunos de Educação Básica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-05-08T17:08:30Z No. of bitstreams: 1 VALERIUS.pdf: 504688 bytes, checksum: 15faec8cdfb76734c504e4a7beeb1022 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-05-09T17:08:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VALERIUS.pdf: 504688 bytes, checksum: 15faec8cdfb76734c504e4a7beeb1022 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-09T17:08:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VALERIUS.pdf: 504688 bytes, checksum: 15faec8cdfb76734c504e4a7beeb1022 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectGerativismopt_BR
dc.subjectEducação escolar básicapt_BR
dc.titleMetodologia da aprendizagem ativa para o “ensino” da ordem dos termos da oração: contribuições da linguística gerativa para a educação básicapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALERIUS.pdf492,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.