Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Olga Christina Scandolara dos-
dc.creatorMilani, Raquel Lamp-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-05-09T18:34:23Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-05-09T18:34:23Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2850-
dc.description.abstractThis article presents an approach regarding the role of the pedagogue in the Reference Center for Social Assistance (CRAS). It begins with a brief history about Social Assistance in Brazil, the implementation of CRAS and the public policies that underpin these institutions. In this work, the social pedagogue is understood as the professional who exercises the pedagogical practice in non-school spaces and social assistance. The general objective was to understand the role of the pedagogue in social assistance, specifically in the CRAS and started from the following problem: What are the actions developed by the pedagogue in CRAS? The study consisted of a qualitative research of the bibliographic type, in which it analyzed articles published in the Scientific Electronic Library Online (Scielo), in the period between 2009 to 2018. The works found were read and analyzed in order to identify the attributed functions to the pedagogue who works in this area of non-formal education. The data showed that the work of the pedagogue in the CRAS goes beyond the regency, because its performance in social entities is deeply linked to the concepts of mediation, project development and integral education of individuals. This research contributes to reflections about the performance of pedagogues beyond regular schools and their role in the integral formation of subjects.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo traz uma abordagem referente ao papel do pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Inicia com um breve histórico sobre Assistência Social no Brasil, a implantação dos CRAS e as políticas públicas que embasam estas instituições. Neste trabalho, compreende-se o pedagogo social como o profissional que exerce a prática pedagógica em espaços não escolares e de assistência social. O objetivo geral foi compreender a atuação do pedagogo no âmbito da assistência social, mais especificamente, nos CRAS e partiu da seguinte problemática: Quais são as ações desenvolvidas pelo pedagogo no CRAS? O estudo consistiu em uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, na qual analisou artigos publicados na Scientific Electronic Library Online (Scielo), no período entre 2009 a 2018. Os trabalhos encontrados foram lidos e analisados a fim de identificar quais as funções atribuídas ao pedagogo que atua nesse espaço de educação não formal. Os dados levantados apontaram que o trabalho do pedagogo nos CRAS vai além da regência, pois sua atuação nas entidades sociais está profundamente ligada aos conceitos de mediação, desenvolvimento de projetos e educação integral dos indivíduos. Esta pesquisa contribui para reflexões acerca da atuação dos pedagogos para além das escolas de ensino regular e do seu papel na formação integral dos sujeitos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-05-08T18:08:22Z No. of bitstreams: 1 MILANI.pdf: 260548 bytes, checksum: e74375b54987009a30b07cd872eec640 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-05-09T18:34:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MILANI.pdf: 260548 bytes, checksum: e74375b54987009a30b07cd872eec640 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-09T18:34:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MILANI.pdf: 260548 bytes, checksum: e74375b54987009a30b07cd872eec640 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titlePedagogia social: atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)pt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MILANI.pdf254,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.