Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2862
Tipo: Monografia
Título: Prevalência de maculopatia diabética em primeira consulta, diagnosticada por tomografia de coerência óptica em uma clínica de oftalmologia do norte do Estado
Autor(es): Silva, Roberta Maria da
Primeiro Orientador: Higuchi, Daniela de Linhares Garbin
Primeiro membro da banca: Syllos, Roger William Cruz
Segundo membro da banca: Pulga, Vanderléia Laodete
Resumo: Introdução : A prevalência de pessoas vivendo com diabetes em 2018 é de 425 milhões. A retinopatia diabética (RD) é uma das complicações mais comuns do diabetes, e o edema macular diabético (EMD) é a principal causa de cegueira no mundo. O exame padrão ouro para o diagnóstico do EMD é tomografia de coerência óptica (OCT). Métodos: Foram selecionados pacientes com edema macular observado em OCT realizadas no ano de 2017 em uma clínica de oftalmologia. Após a seleção, foram analisados os prontuários desses pacientes e coletadas as informações sobre a presença de diabetes, estado de tratamento e prevalência de maculopatia diabética evidenciadas nas tomografias de coerência óptica (OCT) na primeira consulta dos pacientes na referida clínica. Resultados: Foram analisadas 193 OCT, destas 69 (35,75%) apresentavam aumento da espessura foveal em relação à normalidade, 16 (23,19%) apresentavam EMD. Desses 16 com EMD, 2 o apresentaram na na primeira consulta. Assim a prevalência de EMD na primeira consulta foi de 2,90%. Discussão: Esse estudo foi realizado em uma clínica de oftalmologia particular, utilizando o exame padrão ouro para o diagnóstico de EMD, por essa razão pode diferir dos dados estatisticamente encontrados para pacientes diabéticos assistidos pelo Sistema Único de Saúde. Conclusão: O diabetes pode afetar de maneira significativa a região macular causando deficiência visual e o controle adequado da glicemia é a melhor estratégia para controle da RD. Esse estudo teve como limitação o tamanho da amostra, considerado pequeno em razão da grande frequência da patologia abordada.
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Doenças retinianas
Edema macular
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2862
Data do documento: 19-Nov-2018
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROBERTA MARIA DA SILVA.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.