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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cecatto, Carlos Alberto-
dc.creatorSchmidt, Debora Regina-
dc.date2015-06-21-
dc.date.accessioned2017-06-08T18:20:23Z-
dc.date.available2017-06-08T18:20:23Z-
dc.date.issued2015-06-21-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/288-
dc.description.resumoA representação por meio de desenhos, à luz da perspectiva semiótica, é uma importante ferramenta para o ensino de Física. Valer-se destas representações favorece o processo de significação e de comunicação do conhecimento a ser ensinado, pois elas podem simplificar, fortalecer e aprimorar a compreensão de situações da Física. Todavia, desenhar exige técnica e habilidade, ainda mais no que tange as representações em perspectiva. Ao longo da formação acadêmica em Física – Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza, os acadêmicos não possuem uma componente curricular específica com a finalidade de ensinar esta técnica. Analisar e identificar se há déficit de habilidades de um grupo de acadêmicos do referido curso, avaliar de que forma o currículo do curso de física se preocupa com a prática em questão, quais são as ferramentas disponibilizadas para o desenvolvimento da técnica do desenho e pensar nas possibilidades desta consequência foram os propósitos desta pesquisa, que foi realizada por meio de uma abordagem quali-quanti. O instrumento para a coleta de dados, foi a aplicação de um questionário com 07 enunciados que abordavam conteúdos do eletromagnetismo. Este tinha por finalidade investigar a capacidade dos acadêmicos do curso supracitado em realizar desenhos representativos de fenômenos físicos e fornecer dados para analisar se essas representações comunicavam o que de fato se pretendia. Das análises foram criadas cinco categorias, que diante dos resultados percebe-se a dificuldade dos indivíduos em realizar a representação dos objetos e/ou conceitos, que está relacionada não só com a dificuldade das técnicas do desenho, mas com os próprios conceitos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2017-06-08T18:18:13Z No. of bitstreams: 1 SCHMIDT.pdf: 3735376 bytes, checksum: f5fab9200d721765ce8c51f3552ea4c7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-08T18:20:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHMIDT.pdf: 3735376 bytes, checksum: f5fab9200d721765ce8c51f3552ea4c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-08T18:20:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHMIDT.pdf: 3735376 bytes, checksum: f5fab9200d721765ce8c51f3552ea4c7 (MD5) Previous issue date: 2015-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectRepresentação semióticapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleApresentação de objetos tridimensionais em papel: análise da habilidade dos acadêmicos do curso de licenciatura em física da UFFS, à luz da perspectiva semiótica e dos conceitos de eletromagnetismopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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