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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/288
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Cecatto, Carlos Alberto | - |
dc.creator | Schmidt, Debora Regina | - |
dc.date | 2015-06-21 | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-08T18:20:23Z | - |
dc.date.available | 2017-06-08T18:20:23Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-21 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/288 | - |
dc.description.resumo | A representação por meio de desenhos, à luz da perspectiva semiótica, é uma importante ferramenta para o ensino de Física. Valer-se destas representações favorece o processo de significação e de comunicação do conhecimento a ser ensinado, pois elas podem simplificar, fortalecer e aprimorar a compreensão de situações da Física. Todavia, desenhar exige técnica e habilidade, ainda mais no que tange as representações em perspectiva. Ao longo da formação acadêmica em Física – Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza, os acadêmicos não possuem uma componente curricular específica com a finalidade de ensinar esta técnica. Analisar e identificar se há déficit de habilidades de um grupo de acadêmicos do referido curso, avaliar de que forma o currículo do curso de física se preocupa com a prática em questão, quais são as ferramentas disponibilizadas para o desenvolvimento da técnica do desenho e pensar nas possibilidades desta consequência foram os propósitos desta pesquisa, que foi realizada por meio de uma abordagem quali-quanti. O instrumento para a coleta de dados, foi a aplicação de um questionário com 07 enunciados que abordavam conteúdos do eletromagnetismo. Este tinha por finalidade investigar a capacidade dos acadêmicos do curso supracitado em realizar desenhos representativos de fenômenos físicos e fornecer dados para analisar se essas representações comunicavam o que de fato se pretendia. Das análises foram criadas cinco categorias, que diante dos resultados percebe-se a dificuldade dos indivíduos em realizar a representação dos objetos e/ou conceitos, que está relacionada não só com a dificuldade das técnicas do desenho, mas com os próprios conceitos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2017-06-08T18:18:13Z No. of bitstreams: 1 SCHMIDT.pdf: 3735376 bytes, checksum: f5fab9200d721765ce8c51f3552ea4c7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-08T18:20:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHMIDT.pdf: 3735376 bytes, checksum: f5fab9200d721765ce8c51f3552ea4c7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-08T18:20:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHMIDT.pdf: 3735376 bytes, checksum: f5fab9200d721765ce8c51f3552ea4c7 (MD5) Previous issue date: 2015-06-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Realeza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Formação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Representação semiótica | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | Apresentação de objetos tridimensionais em papel: análise da habilidade dos acadêmicos do curso de licenciatura em física da UFFS, à luz da perspectiva semiótica e dos conceitos de eletromagnetismo | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Física |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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