Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/288
Tipo: Monografia
Título: Apresentação de objetos tridimensionais em papel: análise da habilidade dos acadêmicos do curso de licenciatura em física da UFFS, à luz da perspectiva semiótica e dos conceitos de eletromagnetismo
Autor(es): Schmidt, Debora Regina
Primeiro Orientador: Cecatto, Carlos Alberto
Resumo: A representação por meio de desenhos, à luz da perspectiva semiótica, é uma importante ferramenta para o ensino de Física. Valer-se destas representações favorece o processo de significação e de comunicação do conhecimento a ser ensinado, pois elas podem simplificar, fortalecer e aprimorar a compreensão de situações da Física. Todavia, desenhar exige técnica e habilidade, ainda mais no que tange as representações em perspectiva. Ao longo da formação acadêmica em Física – Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza, os acadêmicos não possuem uma componente curricular específica com a finalidade de ensinar esta técnica. Analisar e identificar se há déficit de habilidades de um grupo de acadêmicos do referido curso, avaliar de que forma o currículo do curso de física se preocupa com a prática em questão, quais são as ferramentas disponibilizadas para o desenvolvimento da técnica do desenho e pensar nas possibilidades desta consequência foram os propósitos desta pesquisa, que foi realizada por meio de uma abordagem quali-quanti. O instrumento para a coleta de dados, foi a aplicação de um questionário com 07 enunciados que abordavam conteúdos do eletromagnetismo. Este tinha por finalidade investigar a capacidade dos acadêmicos do curso supracitado em realizar desenhos representativos de fenômenos físicos e fornecer dados para analisar se essas representações comunicavam o que de fato se pretendia. Das análises foram criadas cinco categorias, que diante dos resultados percebe-se a dificuldade dos indivíduos em realizar a representação dos objetos e/ou conceitos, que está relacionada não só com a dificuldade das técnicas do desenho, mas com os próprios conceitos.
Palavras-chave: Ensino de física
Formação acadêmica
Representação semiótica
Didática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/288
Data do documento: 21-Jun-2015
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHMIDT.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.