Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/288
Tipo: | Monografia |
Título: | Apresentação de objetos tridimensionais em papel: análise da habilidade dos acadêmicos do curso de licenciatura em física da UFFS, à luz da perspectiva semiótica e dos conceitos de eletromagnetismo |
Autor(es): | Schmidt, Debora Regina |
Primeiro Orientador: | Cecatto, Carlos Alberto |
Resumo: | A representação por meio de desenhos, à luz da perspectiva semiótica, é uma importante ferramenta para o ensino de Física. Valer-se destas representações favorece o processo de significação e de comunicação do conhecimento a ser ensinado, pois elas podem simplificar, fortalecer e aprimorar a compreensão de situações da Física. Todavia, desenhar exige técnica e habilidade, ainda mais no que tange as representações em perspectiva. Ao longo da formação acadêmica em Física – Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza, os acadêmicos não possuem uma componente curricular específica com a finalidade de ensinar esta técnica. Analisar e identificar se há déficit de habilidades de um grupo de acadêmicos do referido curso, avaliar de que forma o currículo do curso de física se preocupa com a prática em questão, quais são as ferramentas disponibilizadas para o desenvolvimento da técnica do desenho e pensar nas possibilidades desta consequência foram os propósitos desta pesquisa, que foi realizada por meio de uma abordagem quali-quanti. O instrumento para a coleta de dados, foi a aplicação de um questionário com 07 enunciados que abordavam conteúdos do eletromagnetismo. Este tinha por finalidade investigar a capacidade dos acadêmicos do curso supracitado em realizar desenhos representativos de fenômenos físicos e fornecer dados para analisar se essas representações comunicavam o que de fato se pretendia. Das análises foram criadas cinco categorias, que diante dos resultados percebe-se a dificuldade dos indivíduos em realizar a representação dos objetos e/ou conceitos, que está relacionada não só com a dificuldade das técnicas do desenho, mas com os próprios conceitos. |
Palavras-chave: | Ensino de física Formação acadêmica Representação semiótica Didática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Realeza |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/288 |
Data do documento: | 21-Jun-2015 |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SCHMIDT.pdf | 3,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.