Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ohse, Marcos Leandro-
dc.creatorBack, Lenita-
dc.date2015-10-20-
dc.date.accessioned2017-06-08T19:34:44Z-
dc.date.available2017-06-08T19:34:44Z-
dc.date.issued2015-10-20-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/290-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo analisar a importância dos conceitos matemáticos para os acadêmicos do curso de física - licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS campus de Realeza - PR. Para atingir o objetivo foi desenvolvido uma pesquisa bibliográfica nos documentos que regem a educação básica e superior brasileira, em especial, as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e as Diretrizes Curriculares Estaduais do Estado do Paraná. Paralelamente a isso fizemos a aplicação de questionários, com questões referentes ao ensino de matemática e física, para alunos e professores do ensino médio nas cidades de Capanema, Realeza e Santa Izabel do Oeste. Também aplicamos questionários para acadêmicos da primeira fase do curso de química e para acadêmicos do curso de física, com o objetivo de verificar as concepções que os alunos possuem em relação a ligação dos conceitos matemáticos para o aprendizado de física. Ainda, analisamos as ementas dos componentes curriculares que envolvem a matemática no curso de física, para verificá-las se estão de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com o que é ensinado no ensino médio, para assim, tentar entender o porquê do alto índice de reprovação e evasão nestes componentes, principalmente nas fases iniciais. A análise das informações obtidas procuram entender a importância dos componentes curriculares de matemática no curso de física, verificar se os tópicos da matemática trabalhados no ensino médio nas escolas entrevistadas está, realmente, contemplando a LDB, os PCN's e as DCE's, analisar se as ementas dos componentes curriculares de matemática apresentam problemas quanto ao conteúdos ou até mesmo carga horária. A partir destas análises, pensou-se em apresentar uma proposta de mudança das ementas nos componentes curriculares de matemática para o curso de física, UFFS. Os resultados encontrados mostram que o ensino de física e matemática precisam andar juntos, além de mostrar que existem muitos problemas na educação básica que se arrastam por muito tempo e refletem na universidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2017-06-08T17:56:36Z No. of bitstreams: 1 BACK.pdf: 9083557 bytes, checksum: 1f9ae5290da38937af07a6a045c051c9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-08T19:34:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BACK.pdf: 9083557 bytes, checksum: 1f9ae5290da38937af07a6a045c051c9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-08T19:34:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BACK.pdf: 9083557 bytes, checksum: 1f9ae5290da38937af07a6a045c051c9 (MD5) Previous issue date: 2015-10-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectDiretrizes curriculares nacionaispt_BR
dc.subjectProblemas de aprendizagempt_BR
dc.titleOs saberes matemáticos para o acadêmico do curso de física: licenciatura - UFFS - campus Realeza - PRpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BACK.pdf8,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.