Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/290
Type: Monografia
Title: Os saberes matemáticos para o acadêmico do curso de física: licenciatura - UFFS - campus Realeza - PR
Author: Back, Lenita
First advisor: Ohse, Marcos Leandro
Resume: O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo analisar a importância dos conceitos matemáticos para os acadêmicos do curso de física - licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS campus de Realeza - PR. Para atingir o objetivo foi desenvolvido uma pesquisa bibliográfica nos documentos que regem a educação básica e superior brasileira, em especial, as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e as Diretrizes Curriculares Estaduais do Estado do Paraná. Paralelamente a isso fizemos a aplicação de questionários, com questões referentes ao ensino de matemática e física, para alunos e professores do ensino médio nas cidades de Capanema, Realeza e Santa Izabel do Oeste. Também aplicamos questionários para acadêmicos da primeira fase do curso de química e para acadêmicos do curso de física, com o objetivo de verificar as concepções que os alunos possuem em relação a ligação dos conceitos matemáticos para o aprendizado de física. Ainda, analisamos as ementas dos componentes curriculares que envolvem a matemática no curso de física, para verificá-las se estão de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com o que é ensinado no ensino médio, para assim, tentar entender o porquê do alto índice de reprovação e evasão nestes componentes, principalmente nas fases iniciais. A análise das informações obtidas procuram entender a importância dos componentes curriculares de matemática no curso de física, verificar se os tópicos da matemática trabalhados no ensino médio nas escolas entrevistadas está, realmente, contemplando a LDB, os PCN's e as DCE's, analisar se as ementas dos componentes curriculares de matemática apresentam problemas quanto ao conteúdos ou até mesmo carga horária. A partir destas análises, pensou-se em apresentar uma proposta de mudança das ementas nos componentes curriculares de matemática para o curso de física, UFFS. Os resultados encontrados mostram que o ensino de física e matemática precisam andar juntos, além de mostrar que existem muitos problemas na educação básica que se arrastam por muito tempo e refletem na universidade.
Keywords: Ensino de física
Ensino de matemática
Diretrizes curriculares nacionais
Problemas de aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/290
Issue Date: 20-Oct-2015
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BACK.pdf8,87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.