Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/290
Type: | Monografia |
Title: | Os saberes matemáticos para o acadêmico do curso de física: licenciatura - UFFS - campus Realeza - PR |
Author: | Back, Lenita |
First advisor: | Ohse, Marcos Leandro |
Resume: | O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo analisar a importância dos conceitos matemáticos para os acadêmicos do curso de física - licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS campus de Realeza - PR. Para atingir o objetivo foi desenvolvido uma pesquisa bibliográfica nos documentos que regem a educação básica e superior brasileira, em especial, as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e as Diretrizes Curriculares Estaduais do Estado do Paraná. Paralelamente a isso fizemos a aplicação de questionários, com questões referentes ao ensino de matemática e física, para alunos e professores do ensino médio nas cidades de Capanema, Realeza e Santa Izabel do Oeste. Também aplicamos questionários para acadêmicos da primeira fase do curso de química e para acadêmicos do curso de física, com o objetivo de verificar as concepções que os alunos possuem em relação a ligação dos conceitos matemáticos para o aprendizado de física. Ainda, analisamos as ementas dos componentes curriculares que envolvem a matemática no curso de física, para verificá-las se estão de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com o que é ensinado no ensino médio, para assim, tentar entender o porquê do alto índice de reprovação e evasão nestes componentes, principalmente nas fases iniciais. A análise das informações obtidas procuram entender a importância dos componentes curriculares de matemática no curso de física, verificar se os tópicos da matemática trabalhados no ensino médio nas escolas entrevistadas está, realmente, contemplando a LDB, os PCN's e as DCE's, analisar se as ementas dos componentes curriculares de matemática apresentam problemas quanto ao conteúdos ou até mesmo carga horária. A partir destas análises, pensou-se em apresentar uma proposta de mudança das ementas nos componentes curriculares de matemática para o curso de física, UFFS. Os resultados encontrados mostram que o ensino de física e matemática precisam andar juntos, além de mostrar que existem muitos problemas na educação básica que se arrastam por muito tempo e refletem na universidade. |
Keywords: | Ensino de física Ensino de matemática Diretrizes curriculares nacionais Problemas de aprendizagem |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Realeza |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/290 |
Issue Date: | 20-Oct-2015 |
Appears in Collections: | Física |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.