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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2942
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Dias, Gracialino da Silva | - |
dc.creator | Ank, Jaqueline | - |
dc.date | 2018-06-07 | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-27T18:06:45Z | - |
dc.date.available | 2019-06-27 | - |
dc.date.available | 2019-06-27T18:06:45Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2942 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho sintetiza os estudos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo situando o tema da juventude camponesa. Trata dos determinantes da questão agrária brasileira e o modo como a educação se localiza no seu interior, do ponto de vista daqueles que lutam por conquistar a terra para nela viver e trabalhar. Tem por objetivos verificar como a juventude camponesa compreende a luta pelo acesso à terra e a importância que a educação pode representar para a afirmação da identidade camponesa e da sua luta enquanto luta de classes. A justificativa do trabalho liga-se à necessidade da análise do tipo de capitalismo que temos no Brasil, isto é: um capitalismo atrasado, dominado pelo imperialismo implicando no esvaziamento demográfico do campo brasileiro e na evasão da juventude rural, implicando em graves conseqüências para a produção de alimentos e sobre as condições de vida das famílias campesinas expulsas para as periferias das grandes cidades. A investigação conjuga o estudo da literatura da área com a modalidade de pesquisa de campo, mediante pesquisa empírica, a partir de estudo de caso com jovens membros de famílias camponesas mobilizadas na luta pela terra e pela reforma agrária, jovens estes que moraram no acampamento Porto Pinheiro, no município de Porto Barreiro, PR. Adota o referencial do materialismo histórico e dialético, concebendo a educação, a cultura e as formas de representações ideológicas como resultante das contradições das bases materiais da sociedade, do modo capitalista de produção. Espera contribuir com a compreensão teórica sobre a formação de professores comprometidos com a transformação da barbárie capitalista em uma sociedade de pessoas emancipadas, principalmente da educação camponesa. Foram entrevistados oito jovens, escolhidos a partir dos seguintes critérios: 1) ter participado da ocupação; 2) terem participado do momento de divisão dos lotes; 3) terem saído sozinhos do acampamento, não com suas famílias. Também foram entrevistadas 2 lideranças que ainda permanecem no Acampamento, afim de melhorar a construção da história do local. Conclui-se que dentre os maiores motivos que tiram os jovens do campo estão a falta de acesso a educação, trabalho e políticas públicas especificas. Percebe-se a partir das entrevistas a falta de compreensão sobre a questão agrária brasileira por parte dos jovens, que não ultrapassa a esfera do senso comum, não demonstrando ter conhecimento sobre a natureza histórica do latifúndio como fator de atraso da nossa sociedade e de dominação do nosso país pelo imperialismo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2019-05-28T23:04:06Z No. of bitstreams: 1 ANK.pdf: 1589359 bytes, checksum: d1b51a25d150df36c39957d7fda1e380 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-06-27T18:06:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANK.pdf: 1589359 bytes, checksum: d1b51a25d150df36c39957d7fda1e380 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Laranjeiras do Sul | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação agrícola | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais rurais | pt_BR |
dc.subject | Jovens | pt_BR |
dc.title | A luta pela terra sob a perspectiva da juventude: os jovens filhos de famílias camponesas participantes de movimentos pela reforma agrária | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas |
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