Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2945
Tipo: Monografia
Título: A auto-organização dos estudantes na construção da gestão democrática na escola Valmir Motta de Oliveira
Autor(es): Cezar, Ana Paula de Souza
Primeiro Orientador: Hammel, Ana Cristina
Resumo: O presente trabalho retrata como ocorre o processo de auto-organização dos estudantes na Escola Itinerante Valmir Motta de Oliveira, portanto, temos como objetivos compreender como essa auto-organização contribui e influencia para que a gestão escolar seja democrática, conceituar a auto-organização dos estudantes, bem como a gestão escolar democrática e sistematizar o processo e as experiências de auto-organização dos estudantes na Escola Itinerante Valmir Motta de Oliveira. Afim de adentrar em tais questões, a pesquisa está organizada em três capítulos, no primeiro buscamos analisar como é a escola na sociedade capitalista e qual o contraponto da educação no âmbito do Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra, realizando um resgate histórico da educação neste movimento, tendo em vista a concepção de educação por ele defendida e a proposta pedagógica das Escolas Itinerantes, assim retratamos como se deu a conquista da Escola Itinerante nos acampamentos do MST e como atualmente está organizada. No segundo capítulo conceituamos a auto-organização e a gestão escolar democrática, relacionando as mesmas, estas considerações se deu mediante a revisão bibliográfica, por fim realizamos um estudo de caso, analisando como ela ocorre na escola citada acima, buscando verificar qual o potencial da mesma em sua gestão escolar a partir de entrevistas com os educandos, educadores e comunidade, as entrevistas ocorreram hora individuais e hora coletivas, apresentando a visão desses sujeitos na auto-organização e na gestão escolar, enfatizando deste modo quais os momentos perceptíveis de democratização da gestão e auto-organização dos estudantes. A pesquisa sinalizou algumas problemáticas presentes no que se refere ao tema estudando, ficando visível a necessidade de potencializar este espaço na escola afim de garantir maior democratização da gestão no âmbito escolar.
Abstract/Resumen: El presente trabajo retrata cómo ocurre el proceso de autoorganización de los estudiantes en la Escuela Itinerante Valmir Motta de Oliveira, por lo tanto, tenemos como objetivos comprender cómo esa auto-organización contribuye e influye para que la gestión escolar sea democrática, conceptuar la autoorganización de los auto- estudiantes, así como la gestión escolar democrática y sistematizar el proceso y las experiencias de auto-organización de los estudiantes en la Escuela Itinerante Valmir Motta de Oliveira. En el primer buscamos analizar cómo es la escuela en la sociedad capitalista y cuál es el contrapunto de la educación en el ámbito del Movimiento de los trabajadores Rurales Sin Tierra, realizando un rescate histórico de la educación en este movimiento, teniendo en vista la concepción de educación por él defendida y la propuesta pedagógica de las Escuelas Itinerantes, así retratamos cómo se dio la conquista de la Escuela Itinerante en los campamentos del MST y como actualmente está organizada. En el segundo capítulo conceptuamos la autoorganización y la gestión escolar democrática, relacionando las mismas, estas consideraciones se dio mediante la revisión bibliográfica, por fin realizamos un estudio de caso, analizando cómo ocurre en la escuela citada arriba, buscando verificar cuál el potencial de la misma en su gestión escolar a partir de entrevistas con los educandos, educadores y comunidad, las entrevistas ocurrieron hora individual y hora colectiva, presentando la visión de esos sujetos en la autoorganización y en la gestión escolar, enfatizando de este modo cuáles los momentos perceptibles de democratización de la gestión y auto-organización de los estudiantes. La investigación ha señalado algunas problemáticas presentes en lo que se refiere al tema estudiando, quedando visible la necesidad de potenciar este espacio en la escuela a fin de garantizar una mayor democratización de la gestión en el ámbito escolar.
Palavras-chave: Administração da educação
Política educacional
Gestão democrática da educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2945
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEZAR.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.