Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2951
Tipo: Monografia
Título: Meliponicultura: contribuições para o resgate e manejo da abelha indígena Melípona bicolor schencki (Hymenoptera, Apidae, Meliponini)
Autor(es): Tenutti, Edimar
Primeiro Orientador: Monkolski, Alexandre
Resumo: O presente trabalho abrange a área denominada de meliponicultura e teve por objetivo elaborar um compêndio de informações sobre aspectos relacionados à biologia e manejo da abelha Melipona bicolor schencki (guaraipo), para tanto levantou-se aspectos da biologia e manejo da espécie. Utilizou-se do método da pesquisa exploratória, realizando-se pesquisa bibliográfica, complementada pela pesquisa documental de primeira mão. A pesquisa documental foi realizada nos estados do Paraná e Santa Catarina. A pesquisa documental de primeira mão foi realizada com base em questionário semi-estruturado aplicado a criadores da M. bicolor schencki. Os dados obtidos das entrevistas foram confrontados com documentos históricos, o que chamamos de história oral híbrida, permitindo o cruzamento das entrevistas com as demais fontes consultadas. Este processo permitiu a levantar os conhecimentos práticos dos meliponicultores referentes a criação e manejo da abelha ora mencionada. Por final os dados foram sistematizados neste trabalho que passa a servir de material de consulta para pesquisadores e meliponicultores que buscam trabalhar e resgatar a M. bicolor schencki do atual processo de extinção.
Palavras-chave: Apicultura
Manejo ambiental
Abelhas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2951
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TENUTTI.pdf11,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.