Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2952
Type: Monografia
Title: A aula prática como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia em escolas do território da Cantuquiriguaçu - PR
Author: Polidoro, Volnei
First advisor: Yamazaki, Ricardo Key
Resume: A aula prática pode ser uma importante ferramenta didática no ensino de Ciências e Biologia. No entanto, a utilização deste tipo de metodologia é pouco frequente devido a dificuldades enfrentadas pelo professor na rotina da escola em sala de aula. Para além da ação do docente, a infraestrutura e organização da escola deve fornecer o suporte necessário para a execução de atividades que propiciem o desenvolvimento intelectual do estudante. Neste contexto, o presente estudo tem por finalidade investigar a utilização de aulas práticas como ferramenta didática por professores de Ciências e de Biologia em escolas pertencentes ao território da Cantuquiriguaçu. A escolha deste tema surgiu a partir da experiência obtida durante o Estágio Curricular Obrigatório na escola, momento em que foi realizada uma aula prática de observação de células no Laboratório de Microscopia da Universidade Federal da Fronteira Sul. Neste dia foi possível observar que este tipo de aula é capaz de despertar o interesse dos estudantes em relação ao conteúdo teórico visto em sala de aula. Para realização deste trabalho, foi formulado um questionário aplicado a professores de Ciências e Biologia no intuito de levantar informações relevantes ao desenvolvimento de aulas práticas no ensino de Ciências e Biologia. Os professores entrevistados de Ciências e Biologia das escolas do território da Cantuquiriguaçu apontaram as principais dificuldades para o desenvolvimento de aulas práticas: falta de tempo para preparo de aulas, falta de infraestrutura (laboratório, equipamentos e materiais), número elevado de alunos por turma.
Abstract: Practical activities may be considered as an important tool for Science and Biology teaching. Nevertheless, the use of this type of method is reduced due difficulties faced by the teachers on the routine of the school. The infraestructure and administration of the school is also important in the suporto f activities which promote intelectual development of the student. In this contexto, the aim of this study was to investigate practical classes as a tool for Science and Biology teaching in schools from Cantuquiriguaçu territory. This subject emerge from an Internship experience in the School. In that period, students from school came to the Universtity to have a practical class where they could use a light microscopy and observe diferente cell types. In this day, it was possible to identify the interest of the students due this kind of methodology. In this work, teachers were interviewed with the aim to discuss relevant information related to the development of practical classes. The teachers interviewed pointed to the following dificulties: lack of time to prepare this kind of lessons, lack of infraesctructure, high number of students.
Keywords: Ensino e aprendizagem
Estágios
Didática
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2952
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLIDORO.pdf492,84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.