Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2954
Tipo: Monografia
Título: História e filosofia da ciência como ferramenta didática no ensino de ciências da natureza
Autor(es): Mendes, Marcos Antonio
Primeiro Orientador: Velani, Valdemir
Resumo: As Ciências da Natureza é uma das áreas do conhecimento que mais enfrenta dificuldades de aprendizagem dos alunos. Os livros didáticos e determinadas práticas de ensino potencializam a criação de mitos em torno da natureza e desenvolvimento da Ciência e da prática científica. Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta, por meio da pesquisa em periódicos e livros especializados, as principais contribuições dos filósofos da Ciência na desmistificação e compreensão da natureza da Ciência e os reflexos no ensino de Ciências da Natureza. Na busca pela superação da abordagem fragmentada no ensino das Ciências da Natureza, diferentes propostas têm sugerido o trabalho com temas que propõem a contextualização histórico-filosófica inter-relacionada e integrada aos conteúdos, permitindo uma abordagem interdisciplinar a essa área do conhecimento. Analisou-se também, por meio de pesquisa bibliográfica, diferentes maneiras de se utilizar a História e Filosofia da Ciência como ferramenta didática no ensino contextualizado de Ciências da Natureza e algumas contribuições para a formação e o aprimoramento de professores da área de Ciências da Natureza. Foram também apresentados alguns modelos de propostas didáticas que fazem uso da História e Filosofia da Ciência no ensino de Ciências da Natureza. E, finalmente, este trabalho também contribui com a elaboração de uma proposta didática para o ensino de funções inorgânicas (ácidos e bases) que contemplem o uso da História e Filosofia da Ciência no ensino de Ciências da Natureza.
Abstract/Resumen: The Natural Sciences is one of the areas of knowledge that most faces students' learning difficulties. Textbooks and certain teaching practices make it possible to create myths about the nature and development of Science and scientific practice. This Work of Conclusion of Course presents, by means of the research in periodicals and specialized books, the main contributions of the philosophers of Science in the demystification and understanding of the nature of Science and the reflexes in the teaching of Natural Sciences. In the search for an overcoming of the fragmented approach in the teaching of the Natural Sciences, different proposals have suggested the work with themes that propose the inter-related historical and philosophical contextualization and integrated to the contents allowing an interdisciplinary approach to this area of knowledge. It was also analyzed through bibliographical research different ways of using the History and Philosophy of Science as a didactic tool in the contextualized teaching of Natural Sciences and some contributions to the formation and improvement of teachers in the area of Natural Sciences. Some models of didactic proposals that make use of History and Philosophy of Science in the teaching of Natural Sciences were also presented. And, finally, this work also contributes to the elaboration of didactic proposal for the teaching of inorganic functions (acids and bases) that contemplate the use of History and Philosophy of Science in the teaching of Natural Sciences.
Palavras-chave: Filosofia da ciência
História da ciência
Didática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2954
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENDES.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.