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Tipo: Monografia
Título: Matemática significativa nas escolas: uma proposta da experiência de aula mediada no ensino fundamental
Autor(es): Freitas, Juli Ani
Primeiro Orientador: Machado Junior, Martinho
Resumo: O processo de formação de professores e de futuros profissionais da área da educação promove um momento de reflexão sobre a práxis pedagógica da matemática. O principal objetivo deste trabalho foi elaborar uma estrutura e dinâmica de aula mediada, fundamentada na Teoria da Modificabilidade Cognitiva e Estrutural de Reuven Feuerstein, para professores de matemática das escolas do campo e urbana do 9º ano do ensino fundamental, do município de Laranjeiras do Sul – PR, sendo utilizado como instrumento um questionário estruturado com a escala Likert de cinco níveis. Foram caracterizados o perfil docente, a estrutura do trabalho pedagógico, a metodologia e prática de ensino de matemática e a problemática da educação do campo nesta área de conhecimento. Os docentes analisados apresentam experiência na docência e formação específica na área de matemática, mas apresentam dificuldades na aplicação de seus planos de aula e fazem uso de exemplos práticos feitos no quadro. Foi percebida fragilidade no processo ensino e aprendizagem, quando os docentes afirmam que os alunos apresentam conhecimento insuficiente de conteúdos estudados em anos anteriores, principalmente na operação matemática da divisão, e que a realização de trabalhos em grupo apresenta melhores resultados na aprendizagem em relação aos realizados de forma individual. Neste sentido, os professores apresentaram uma tendência de aceitabilidade em sua práxis pedagógica a estrutura e dinâmica de aula mediada, onde os alunos são os protagonistas do processo de aprendizagem sob a mediação intencional do professor.
Abstract/Resumen: Continuing professional development of teachers and future professionals of education provides the critical self-reflection about their pedagogical praxis. In this work, a structure and dynamic of mediated class were developed from the Theory of Structural Cognitive Modifiability of Reuven Feuerstein to teachers who work with students of the 9th grade of the elementary education in Laranjeiras do Sul, Paraná. Survey was conducted with a structured questionnaire and the five-point Likert scale was used. The teacher profiles, the pedagogical work structures, the methodology, the math teaching practices and the problematical of the rural education in this knowledge area were characterized. The teacher profiles have got demonstrated a high math teaching time and an appropriate formation for that. On the other hand, it was observed difficulty in the application of their learning plans, and practical examples are only written on the blackboard. A fragility in the learning-teaching process was observed when the teachers affirmed that the current student's knowledge is insufficient in relation to specific mathematical content studied years back, such as the mathematical division operation. When the students are working in group the teachers agree that learning is better than organizing them in an individual way. In this sense, it was identified the tendency of the teachers to include in their pedagogical praxis the structure and dynamic of mediated class, where the students are the protagonists of the learning process under the teacher’s intentional mediation.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Didática
Mediação pedagógica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2957
Data do documento: 2017
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