Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/296
Tipo: Monografia
Título: Proposta de materiais didáticos para o ensino de estrelas a partir das concepções prévias de estudantes e professores
Autor(es): Rommel, Flavia Luane
Primeiro Orientador: Almeida, Viviane Scheibel
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar um levantamento sobre os conhecimentos prévios dos estudantes e professores da escola básica a respeito dos conteúdos ensinados sobre as estrelas, tomando como base a literatura. A partir destas informações, este trabalho propõe a construção de três materiais didáticos com o propósito de facilitar a abordagem deste conteúdo pelo professor em sala de aula, assim como oportunizar um conhecimento científico atualizado, de forma alternativa e lúdica aos estudantes, a partir da aprendizagem significativa. Como materiais didáticos, temos como propostas a construção das constelações em 3D, o diagrama HR para localização e classificação das estrelas e um jogo de tabuleiro RPG estelar. Como texto de apoio aos professores, este trabalho traz uma breve revisão conceitual sobre as principais características das estrelas, assim como sugestões de temas interdisciplinares.
Palavras-chave: Ensino de física
Astronomia
Didática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/296
Data do documento: 1-Dez-2015
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROMMEL.pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.