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Tipo: Monografia
Título: A contribuição das aulas de campo no processo de ensino-aprendizagem em disciplinas do ensino superior
Autor(es): Nascimento, Karine do
Primeiro Orientador: Monkolski, Alexandre
Resumo: As aulas de campo constituem atividades escolares que envolvem o deslocamento dos estudantes para ambientes não formais, representados pelo jardim da escola ou espaços interativos que fujam da rigorosidade da sala de aula. A proposta do estudo foi avaliar como as aulas de campo interferem no processo de ensino-aprendizagem, funcionando como suporte para a melhoria do aprendizado de conhecimentos teóricos desenvolvidos em sala. Os procedimentos adotados tiveram como base a metodologia de pesquisa e ação, apoiando-se no levantamento bibliográfico com posterior execução de um experimento desenvolvido na disciplina de Apicultura, em turmas regulares do curso de Agronomia, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul – PR. O estudo foi composto de duas etapas: a primeira tratou-se do levantamento de informações concretas que destacassem a importância da utilização das aulas de campo, e a segunda consistiu na elaboração e aplicação de testes para verificar a contribuição dessas aulas quando realizadas na sequência da teoria em sala de aula. Procurou-se investigar o nível de relevância do uso da metodologia como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem, de forma qualitativa e quantitativa. Um pré-teste foi aplicado uma semana após a aula de fundamentos teóricos, e depois um pós-teste uma semana após a execução da aula de campo, sobre o mesmo assunto técnico da disciplina. Os intervalos de tempo foram usados para verificar a eficácia do método meramente expositivo e do método expositivo sob influência da aplicação de aulas práticas de campo para o processo de memorização. Os resultados obtidos demonstraram uma grande melhora no grau de compreensão sobre o assunto após a aula de campo, sendo que no pós-teste os acadêmicos deram respostas mais detalhadas e com terminologias mais técnicas e científicas quando comparadas ao pré-teste. Conclusivamente as aulas de campo tiveram uma contribuição significante no ensino-aprendizagem, pois verificou-se um aumento da complexidade das respostas a partir de um tema, com subsequente melhoria do desempenho acadêmico expresso numericamente pelo aumento da média das notas.
Abstract/Resumen: Field learning are school activities that involve the displacement of students to non-formal environments, represented by the school garden or interactive spaces that escape the rigor of the classroom. The purpose of the study was to evaluate how the field classes interfere in the teaching-learning process, functioning as a support to improve the learning of theoretical knowledge developed in the classroom. The procedures adopted were based on the methodology of research and action, based on a bibliographical survey with the subsequent execution of an experiment developed in the discipline of Beekeeping, in regular classes of the Agronomy course, Federal University of Southern Frontier, Campus Laranjeiras do Sul - PR. The study consisted of two stages: the first one was the collection of concrete information that emphasized the importance of using the field lessons, and the second consisted of the elaboration and application of tests to verify the contribution of these classes when carried out following the theory in the classroom. We sought to investigate the level of relevance of the use of methodology as a tool of the teaching-learning process, in a qualitative and quantitative way. A pre-test was applied one week after the theoretical fundamentals class, and then a post-test one week after the field lesson, on the same technical subject of the discipline. Time intervals were used to verify the efficacy of the purely expository method and the expository method under the influence of practical field lessons for the memorization process. The results obtained showed a great improvement in the degree of comprehension on the subject after the field class, and in the post-test the students gave more detailed answers and with more technical and scientific terminologies when compared to the pre-test. Conclusively the field lessons had a significant contribution in teaching-learning, since there was an increase in the complexity of the answers from a theme, with subsequent improvement of the academic performance expressed numerically by the increase of the grades average.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Métodos de ensino
Avaliação da educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3055
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

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