Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3072
Tipo: Monografia
Título: Da aldeia à universidade: os acadêmicos indígenas no curso interdisciplinar em educação do campo: ciências sociais e humanas - licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul
Autor(es): Manduca, Adelar Fagpri Felix Nunes
Primeiro Orientador: Finatto, Roberto Antônio
Resumo: Esta pesquisa analisa o acesso e a permanência dos estudantes indígenas no curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas - Licenciatura (IEDOC: CSH) da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul, identificando dificuldades vivenciadas pelos mesmos e levantando elementos para contribuir com a política institucional da universidade. Analisa-se, também, se as políticas de acesso e permanência contemplam as necessidades dos acadêmicos e as especificidades do Projeto Político de Curso (PCC) do IEDOC: CSH em relação aos indígenas. Assim, trata-se de mostrar o fascínio e o estranhamento dos indígenas ao ingressarem na universidade. A pesquisa teve caráter quantitativo e foi realizada a partir da aplicação de um questionário com 27 acadêmicos indígenas do curso citado. Os resultados mostram que a UFFS está criando oportunidades para os indígenas ingressarem no ensino superior, entretanto, algumas coisas ainda precisam avançar para garantir a permanência dos indígenas. Muitos dos acadêmicos indígenas enfrentam dificuldades por ficarem longe da família e da terra indígena, por não conseguir acompanhar os demais colegas e não conseguir compreender o conteúdo e/ou o que o professor fala. Muitos indígenas evadem do curso por estes motivos, por não dominar os conceitos diante da dificuldade da língua. Apesar disso, deve-se reconhecer a importância das políticas, como a Bolsa Permanência e a existência do curso em modalidade de alternância, já que nenhum indígena cita ter dificuldade financeira para se manter no curso (em parte resultado da existência da bolsa) e muitos reconhecem a existência da alternância como importante para entrar e permanecer na universidade.
Abstract/Resumen: Esta investigación analiza el ingreso y la permanencia de los estudiantes indígenas en el curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas - Licenciatura (IEDOC: CSH) de la Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul, investigándose las dificultades vividas por los mismos y buscándose elementos para contribuir con la política institucional de la universidad. Se analiza, también, si las políticas de ingreso y permanencia contemplan las necesidades de los académicos y las especificidades del Proyecto Político de Curso (PCC) del IEDOC: CSH en relación a los indígenas. Así, se busca demostrar la fascinación y el extrañamiento de los indígenas que ingresan en la universidad. La investigación tuvo un carácter cuantitativo y fue realizada a partir de la aplicación de un cuestionario con 27 académicos indígenas del referido curso. Los resultados muestran que la UFFS está creando oportunidades para que los indígenas ingresen en la enseñanza superior, sin embargo, algunas cosas aún tienen que avanzar para garantizar la permanencia de los indígenas. Muchos de los académicos indígenas enfrentan dificultades cuando se ponen lejos de sus familias y de su tierra, por no lograr acompañar a los demás compañeros y no lograr comprender el contenido y/o lo que el maestro habla. Muchos indígenas dejan de frecuentar los estudios por estos motivos, por no dominar los conceptos ante la dificultad de la lengua. Aún así, se debe reconocer la importancia de las políticas, como la Bolsa Permanência y la existencia del curso en modalidad de alternancia, ya que ningún indígena dice tener dificultad económica para mantenerse en el curso (en parte esto resulta de la existencia da de la beca) y muchos reconocen la existencia de la alternancia como importante para ingresar e permanecer en universidad.
Palavras-chave: Ensino superior
Índios
Evasão escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3072
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANDUCA.pdf839,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.