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Tipo: Monografia
Título: O ciclo da escola do campo: da abertura ao fechamento da Escola Rural Municipal Cleusa Lopes Bueno localizada no assentamento Celso Furtado no Município de Quedas do Iguaçu - PR
Autor(es): Santos, Giselle Maria dos
Primeiro Orientador: Seganfredo, Katia Aparecida
Resumo: O trabalho tem como objetivo pesquisar o ciclo da escola do campo: Da abertura ao fechamento da Escola Rural Municipal Cleusa Lopes Bueno localizada no Assentamento Celso Furtado no Município de Quedas do Iguaçu-PR, na região centro oeste do Paraná. O fechamento de escolas do campo é um tema complexo de ser discutido, contudo é algo que não foge da realidade das famílias que moram no campo. O processo de fechamento é particular de cada escola, tendo um dos maiores motivos a falta de demanda para que a escola continue funcionando. Entendendo a educação no e do campo enquanto direito, a perspectiva da Educação do Campo compreende a escola como essencial no processo formativo. Partindo dessa compreensão, a Educação do Campo Objetiva atender as necessidades da população do campo, mostrando que é possível ter uma Educação de qualidade, voltada para a realidade e principalmente no local onde o educando vive. A metodologia foi realizada através de entrevistas e análises de documentos, relacionados ao processo construção, funcionamento e de fechamento da Escola. A realização das entrevistas é analisar a constituição do assentamento e do fechamento da escola. Foram entrevistadas pessoas que participaram do processo de constituição do assentamento e do fechamento da escola. No primeiro capítulo abordamos o processo de estruturação do Assentamento onde a escola está localizada, no segundo capítulo tratamos da legislação pertinentes ao fechamento das escolas localizadas no campo e pôr fim, a análise dos dados relacionados ao processo de fechamento da escola.
Abstract/Resumen: The objective of this work is to investigate the cycle of the rural school: From the opening to the closing of the Cleusa Lopes Bueno Municipal Rural School located in the Celso Furtado settlement in the municipality of Quedas do Iguaçu-PR, in the central western region of Paraná. The closure of rural schools is a complex subject to be discussed, yet it is something that does not escape the reality of families living in the countryside. The closure process is particular to each school, one of the biggest reasons being the lack of demand for the school to continue working. Understanding education in the field and the field as law, the field education perspective understands the school as essential in the training process. Based on this understanding, the Objective Field Education meets the needs of the rural population, showing that it is possible to have a quality education, focused on reality and especially where the learner lives. The methodology was carried out through interviews and analysis of documents, related to the construction, operation and closing process of the School. Conducting the interviews is analyzing the constitution of the settlement and the closure of the school. We interviewed people who participated in the process of establishing the settlement and closing the school. In the first chapter, we discuss the process of structuring the settlement where the school is located, in the second chapter we deal with the legislation pertinent to the closure of the schools located in the field and end the analysis of data related to the process of closing the school.
Palavras-chave: Escola rural
Assentamento rural
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3073
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

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