Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/309
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Portela, Valéria O. | - |
dc.creator | Schneider, Fábio J. A. | - |
dc.creator | Wolski, Mário Sérgio | - |
dc.creator | Fucks, Patrícia Marasca | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-13T12:36:54Z | - |
dc.date.available | 2017-06-13T12:36:54Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.citation.issue | XLI | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/309 | - |
dc.description.resumo | O trabalho expõe as contribuições da atividade de monitoria em desenho e topografia as quais se referem não apenas aos graduandos, mas também aos monitores e aos docentes que ministram os respectivos componentes curriculares. O projeto foi desenvolvido em 2012, objetivando aprofundar os conhecimentos e melhorar as condições do aprendizado dos conteúdos dessas disciplinas, nos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. Em disciplinas eminentemente práticas, como desenho técnico e topografia, constatou-se que a colaboração de monitores, nas aulas ou em atividades extraclasses, é imprescindível para ampliar o interesse discente pelos estudos e, sobretudo, identificar e dirimir as suas dúvidas durante o processo de ensino-aprendizagem; para auxiliar o planejamento e a elaboração de material didático das aulas teóricas, com pesquisas, seleção de exercícios e produção de modelos tridimensionais físicos ou virtuais; para fazer a preparação prévia de equipamentos para as práticas a campo ou em laboratório. Assim, foram oportunizados o aperfeiçoamento das atividades didático-pedagógicas, ampliadas a compreensão de conhecimentos específicos, abordando-se determinados conteúdos em maior profundidade, especialmente os que apresentam maiores dificuldades por parte dos alunos. As atividades da monitoria promoveram a colaboração na produção e comunicação do conhecimento acadêmico-científico desenvolvido a partir da sistematização das informações e da reflexão sobre as práticas realizadas. Tiveram, portanto, repercussões positivas ao ensino de desenho técnico e de topografia na instituição, favorecendo o aprendizado dos conteúdos ao utilizarem-se diferentes estratégias para demonstrar e ilustrar as formas de sua aplicação nas respectivas áreas de atuação profissional. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-13T12:36:32Z No. of bitstreams: 1 FUCKS E WOLSKI.pdf: 326099 bytes, checksum: ec041564c5939dd05032f4ddb8ea0f35 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-13T12:36:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FUCKS E WOLSKI.pdf: 326099 bytes, checksum: ec041564c5939dd05032f4ddb8ea0f35 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-13T12:36:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FUCKS E WOLSKI.pdf: 326099 bytes, checksum: ec041564c5939dd05032f4ddb8ea0f35 (MD5) Previous issue date: 2013 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Associação Brasileira de Educação em Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | ABENGE | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia-COBENGE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Monitoria | pt_BR |
dc.subject | Desenho técnico | pt_BR |
dc.subject | Topografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de desenho técnico | pt_BR |
dc.subject | Agronomia | pt_BR |
dc.subject | Engenharia ambiental | pt_BR |
dc.subject | Cerro Largo (RS) | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) | pt_BR |
dc.title | Contribuição da monitoria ao ensino de desenho técnico e topografia nos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental, UFFS - Campus Cerro Largo/ RS | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FUCKS E WOLSKI.pdf | 318,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.