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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPortela, Valéria O.-
dc.creatorSchneider, Fábio J. A.-
dc.creatorWolski, Mário Sérgio-
dc.creatorFucks, Patrícia Marasca-
dc.date.accessioned2017-06-13T12:36:54Z-
dc.date.available2017-06-13T12:36:54Z-
dc.date.issued2013-
dc.citation.issueXLIpt_BR
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/309-
dc.description.resumoO trabalho expõe as contribuições da atividade de monitoria em desenho e topografia as quais se referem não apenas aos graduandos, mas também aos monitores e aos docentes que ministram os respectivos componentes curriculares. O projeto foi desenvolvido em 2012, objetivando aprofundar os conhecimentos e melhorar as condições do aprendizado dos conteúdos dessas disciplinas, nos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. Em disciplinas eminentemente práticas, como desenho técnico e topografia, constatou-se que a colaboração de monitores, nas aulas ou em atividades extraclasses, é imprescindível para ampliar o interesse discente pelos estudos e, sobretudo, identificar e dirimir as suas dúvidas durante o processo de ensino-aprendizagem; para auxiliar o planejamento e a elaboração de material didático das aulas teóricas, com pesquisas, seleção de exercícios e produção de modelos tridimensionais físicos ou virtuais; para fazer a preparação prévia de equipamentos para as práticas a campo ou em laboratório. Assim, foram oportunizados o aperfeiçoamento das atividades didático-pedagógicas, ampliadas a compreensão de conhecimentos específicos, abordando-se determinados conteúdos em maior profundidade, especialmente os que apresentam maiores dificuldades por parte dos alunos. As atividades da monitoria promoveram a colaboração na produção e comunicação do conhecimento acadêmico-científico desenvolvido a partir da sistematização das informações e da reflexão sobre as práticas realizadas. Tiveram, portanto, repercussões positivas ao ensino de desenho técnico e de topografia na instituição, favorecendo o aprendizado dos conteúdos ao utilizarem-se diferentes estratégias para demonstrar e ilustrar as formas de sua aplicação nas respectivas áreas de atuação profissional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-13T12:36:32Z No. of bitstreams: 1 FUCKS E WOLSKI.pdf: 326099 bytes, checksum: ec041564c5939dd05032f4ddb8ea0f35 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-13T12:36:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FUCKS E WOLSKI.pdf: 326099 bytes, checksum: ec041564c5939dd05032f4ddb8ea0f35 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Educação em Engenhariapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsABENGEpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Brasileiro de Educação em Engenharia-COBENGEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectDesenho técnicopt_BR
dc.subjectTopografiapt_BR
dc.subjectEnsino de desenho técnicopt_BR
dc.subjectAgronomiapt_BR
dc.subjectEngenharia ambientalpt_BR
dc.subjectCerro Largo (RS)pt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)pt_BR
dc.titleContribuição da monitoria ao ensino de desenho técnico e topografia nos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental, UFFS - Campus Cerro Largo/ RSpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
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