Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/309
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Contribuição da monitoria ao ensino de desenho técnico e topografia nos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental, UFFS - Campus Cerro Largo/ RS |
Autor(es): | Portela, Valéria O. Schneider, Fábio J. A. Wolski, Mário Sérgio Fucks, Patrícia Marasca |
Resumo: | O trabalho expõe as contribuições da atividade de monitoria em desenho e topografia as quais se referem não apenas aos graduandos, mas também aos monitores e aos docentes que ministram os respectivos componentes curriculares. O projeto foi desenvolvido em 2012, objetivando aprofundar os conhecimentos e melhorar as condições do aprendizado dos conteúdos dessas disciplinas, nos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. Em disciplinas eminentemente práticas, como desenho técnico e topografia, constatou-se que a colaboração de monitores, nas aulas ou em atividades extraclasses, é imprescindível para ampliar o interesse discente pelos estudos e, sobretudo, identificar e dirimir as suas dúvidas durante o processo de ensino-aprendizagem; para auxiliar o planejamento e a elaboração de material didático das aulas teóricas, com pesquisas, seleção de exercícios e produção de modelos tridimensionais físicos ou virtuais; para fazer a preparação prévia de equipamentos para as práticas a campo ou em laboratório. Assim, foram oportunizados o aperfeiçoamento das atividades didático-pedagógicas, ampliadas a compreensão de conhecimentos específicos, abordando-se determinados conteúdos em maior profundidade, especialmente os que apresentam maiores dificuldades por parte dos alunos. As atividades da monitoria promoveram a colaboração na produção e comunicação do conhecimento acadêmico-científico desenvolvido a partir da sistematização das informações e da reflexão sobre as práticas realizadas. Tiveram, portanto, repercussões positivas ao ensino de desenho técnico e de topografia na instituição, favorecendo o aprendizado dos conteúdos ao utilizarem-se diferentes estratégias para demonstrar e ilustrar as formas de sua aplicação nas respectivas áreas de atuação profissional. |
Palavras-chave: | Monitoria Desenho técnico Topografia Ensino de desenho técnico Agronomia Engenharia ambiental Cerro Largo (RS) Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Associação Brasileira de Educação em Engenharia |
Sigla da Instituição: | ABENGE |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/309 |
Data do documento: | 2013 |
Título: | Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia-COBENGE |
Nímero: | XLI |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FUCKS E WOLSKI.pdf | 318,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.