Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/309
Type: Artigo de Evento
Título : Contribuição da monitoria ao ensino de desenho técnico e topografia nos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental, UFFS - Campus Cerro Largo/ RS
Author: Portela, Valéria O.
Schneider, Fábio J. A.
Wolski, Mário Sérgio
Fucks, Patrícia Marasca
Resume: O trabalho expõe as contribuições da atividade de monitoria em desenho e topografia as quais se referem não apenas aos graduandos, mas também aos monitores e aos docentes que ministram os respectivos componentes curriculares. O projeto foi desenvolvido em 2012, objetivando aprofundar os conhecimentos e melhorar as condições do aprendizado dos conteúdos dessas disciplinas, nos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. Em disciplinas eminentemente práticas, como desenho técnico e topografia, constatou-se que a colaboração de monitores, nas aulas ou em atividades extraclasses, é imprescindível para ampliar o interesse discente pelos estudos e, sobretudo, identificar e dirimir as suas dúvidas durante o processo de ensino-aprendizagem; para auxiliar o planejamento e a elaboração de material didático das aulas teóricas, com pesquisas, seleção de exercícios e produção de modelos tridimensionais físicos ou virtuais; para fazer a preparação prévia de equipamentos para as práticas a campo ou em laboratório. Assim, foram oportunizados o aperfeiçoamento das atividades didático-pedagógicas, ampliadas a compreensão de conhecimentos específicos, abordando-se determinados conteúdos em maior profundidade, especialmente os que apresentam maiores dificuldades por parte dos alunos. As atividades da monitoria promoveram a colaboração na produção e comunicação do conhecimento acadêmico-científico desenvolvido a partir da sistematização das informações e da reflexão sobre as práticas realizadas. Tiveram, portanto, repercussões positivas ao ensino de desenho técnico e de topografia na instituição, favorecendo o aprendizado dos conteúdos ao utilizarem-se diferentes estratégias para demonstrar e ilustrar as formas de sua aplicação nas respectivas áreas de atuação profissional.
Palabras clave : Monitoria
Desenho técnico
Topografia
Ensino de desenho técnico
Agronomia
Engenharia ambiental
Cerro Largo (RS)
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Associação Brasileira de Educação em Engenharia
Acronym of the institution: ABENGE
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/309
Fecha de publicación : 2013
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia-COBENGE
metadata.dc.citation.issue: XLI
Aparece en las colecciones: Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FUCKS E WOLSKI.pdf318,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.