Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3127
Tipo: Monografia
Título: Objetos virtuais de aprendizagem: uma análise dos artigos científicos publicados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática
Autor(es): Heineck, Angélica Elis
Primeiro Orientador: Borges, Pedro Augusto Pereira
Resumo: Ferramentas como celulares e computadores vem assumindo espaço importante no dia a dia das pessoas e nos mais diversos espaços. Desta forma, considerando o ensino de matemática, se torna importante observar de que maneira estas ferramentas vêm sendo inseridas no contexto escolar. O estudo contempla o tema das Tecnologias de Informação e Comunicação-TIC na Educação Matemática e tem como problema de pesquisa a seguinte questão: quais os principais enfoques presentes nos artigos publicados nos anais do XII ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática, quanto a utilização das TIC no ensino de matemática? A pesquisa inserese na perspectiva qualitativa, com delineamento bibliográfico, contemplando a localização, identificação e análise de artigos científicos publicados. Para esta análise, cinco categorias que contemplam diferentes abordagens na utilização das TIC em sala de aula, foram definidas: utilização das TIC como ferramenta (geração de algum resultado), ferramenta para ilustrar conceitos, estudo dirigido e atividades em sequência, atividades envolvendo programação e, jogos. Os resultados apontam para as categorias definidas na pesquisa, e buscam compreender de que forma algumas foram mais frequentes que as demais, observando quais os possíveis fatores envolvidos nestes resultados.
Abstract/Resumen: Tools like smartphones and computers have been getting important place in people's life and in the most different spaces. So, considering the teaching of mathematics, it is important to observe how these tools have been inserted in the school context. The study contemplates the subject of Information and Communication Technologies (TIC) in Mathematics Education and has as a research point the following question: what are the main approaches present in the articles published in the annals of the XII ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática, regarding the use of TIC in math teaching? The research is part of the qualitative perspective, with a bibliographic design, including the localization, identification and analysis of published scientific articles. For this analysis, five categories that include different approaches in the use of ICT in the classroom, were defined: use of TIC as a tool (the produce of some result), tool to illustrate concepts, directed study and activities in sequence, activities involving programming and games. The results point to the categories defined in the research, and seek to understand how some were more frequent than the others, looking at the possible factors involved in these results.
Palavras-chave: Matemática
Ensino
Computador no ensino
Tecnologia educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3127
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HEINECK.pdf635,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.