Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andreis, Adriana Maria-
dc.creatorRibeiro, Tatiane-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2019-09-04T18:22:45Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-09-04T18:22:45Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3141-
dc.description.abstractGeographical education is fundamental to school geography, since it involves the learning of knowledge for the life of the students. The process of signification is complex, for these notions have the theoretical-abstract nature. Thus, it is fundamental to develop strategies of mediation, which helps to serve as reflexive devices between concepts and students' reality. The objective is to understand the relations between the perceived, conceived and vivid spaces, proposed by Lefebvre and the processes of construction of geographic knowledge, through methodologies that provide a learning by the students. This process can be accomplished by means of problematizing activities, which has the potential for meaningful learning. For this, this research includes bibliographical studies and analysis of methodological strategies. A research allows to infer that a triad of Lefebvre can qualify as a class activity, by allowing a greater interaction between life and subjects, while the geographic education journey.pt_BR
dc.description.resumoA educação geográfica é fundamental à Geografia escolar, pois envolve aprender conhecimentos significativos para a vida dos estudantes. O processo de significação destes é complexo, uma vez que essas noções têm natureza teórico-abstrata. Assim, é fundamental construir estratégias de mediação que ensinem relações que sirvam como dispositivos reflexivos entre conceitos e a realidade dos alunos. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa é compreender as relações entre o espaço percebido, concebido e vivido propostos por Henri Lefebvre e os processos de construção de conhecimentos geográficos, por meio de metodologias que provoquem a aprendizagem pelos alunos. Esse processo pode se realizar por meio de atividades problematizadoras que tem potencial às aprendizagens significativas. Para que isso seja possível, esta pesquisa compreende estudos bibliográficos e análise de estratégias metodológicas. Além disso, permite inferir que a tríade de Lefebvre pode qualificar as atividades de aula por permitir a compreensão geográfica da relação entre a vida dos sujeitos e os conceitos enquanto percurso da educação geográfica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-09-04T11:48:30Z No. of bitstreams: 1 RIBEIRO.pdf: 1523205 bytes, checksum: e8bf6a42c8089438701f0e3216275509 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-09-04T18:22:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RIBEIRO.pdf: 1523205 bytes, checksum: e8bf6a42c8089438701f0e3216275509 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-04T18:22:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RIBEIRO.pdf: 1523205 bytes, checksum: e8bf6a42c8089438701f0e3216275509 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectAprendizagem escolarpt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.titleO percebido, concebido e vivido: possibilidades metodológicas à educação geográficapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIBEIRO.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.