Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3141
Type: Monografia
Title: O percebido, concebido e vivido: possibilidades metodológicas à educação geográfica
Author: Ribeiro, Tatiane
First advisor: Andreis, Adriana Maria
Resume: A educação geográfica é fundamental à Geografia escolar, pois envolve aprender conhecimentos significativos para a vida dos estudantes. O processo de significação destes é complexo, uma vez que essas noções têm natureza teórico-abstrata. Assim, é fundamental construir estratégias de mediação que ensinem relações que sirvam como dispositivos reflexivos entre conceitos e a realidade dos alunos. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa é compreender as relações entre o espaço percebido, concebido e vivido propostos por Henri Lefebvre e os processos de construção de conhecimentos geográficos, por meio de metodologias que provoquem a aprendizagem pelos alunos. Esse processo pode se realizar por meio de atividades problematizadoras que tem potencial às aprendizagens significativas. Para que isso seja possível, esta pesquisa compreende estudos bibliográficos e análise de estratégias metodológicas. Além disso, permite inferir que a tríade de Lefebvre pode qualificar as atividades de aula por permitir a compreensão geográfica da relação entre a vida dos sujeitos e os conceitos enquanto percurso da educação geográfica.
Abstract: Geographical education is fundamental to school geography, since it involves the learning of knowledge for the life of the students. The process of signification is complex, for these notions have the theoretical-abstract nature. Thus, it is fundamental to develop strategies of mediation, which helps to serve as reflexive devices between concepts and students' reality. The objective is to understand the relations between the perceived, conceived and vivid spaces, proposed by Lefebvre and the processes of construction of geographic knowledge, through methodologies that provide a learning by the students. This process can be accomplished by means of problematizing activities, which has the potential for meaningful learning. For this, this research includes bibliographical studies and analysis of methodological strategies. A research allows to infer that a triad of Lefebvre can qualify as a class activity, by allowing a greater interaction between life and subjects, while the geographic education journey.
Keywords: Geografia
Aprendizagem escolar
Métodos de ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3141
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Geografia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RIBEIRO.pdf1,49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.