Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3188
Tipo: Monografia
Título: Ervas medicinais no ensino de ciência: saberes indígena Kaingang
Autor(es): Cadete, Daniel
Primeiro Orientador: Onçay, Solange Todero Von
Primeiro membro da banca: Onçay, Solange Todero Von
Segundo membro da banca: Mohr, Matheus Fernando
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo investigar o uso das ervas medicinal no contexto da comunidade Toldo Pinhal. Sendo assim, buscou-se uma visão mais aprofundada sobre a importância do uso das ervas, a partir da sabedoria das anciãs. A metodologia foi de natureza qualitativo-exploratória, que se caracterizou como estudo de caso. A coleta de dados foi por meio de um questionário/descritivo que foi realizado por meio de uma conversa. Composto de dez questões abertas, as respostas foram analisadas de forma descritiva buscando semelhanças e divergências nas visões duas participantes, a respeito das ervas medicinais. Diante disso, resultados foram dialogados com as pesquisas dos autores e usando de base utilizada no referencial teórico. O resultado aponta para a escassez das ervas medicinais e baixo índice da utilização desses saberes, que são de extrema importância no que desrespeita a saúde do povo kaingang. No entanto, o saber das nossas anciãs vem se perdendo, com a chegada dos remédios industrializados. Com isso, a nova geração indígena kaingang vem usada com mais frequência os remédios que são fornecidos pela secretaria da saúde. No entanto, trabalho com os alunos na escola mostrou novas alternativas de metodologias para os professores, pois há possibilidade de trabalhar o saber cientifico com o saber popular. Portanto, os docentes precisam relacionar as atividades, com o contexto dos alunos. Após conclusão do estudo foi constatado que os saberes das nossas anciãs precisam ser valorizados, pois para que não se percam ainda mais futuramente. Sendo assim, buscando alternativa de manter vivo os uso das ervas medicinais na Área Indígena Toldo Pinhal/Seara-SC.
Abstract/Resumen: The present work aimed to investigate the use of medicinal herbs in the context of the Toldo Pinhal community. Thus, we sought a deeper insight into the importance of the use of herbs, based on the wisdom of the elders. The methodology was qualitative and exploratory, which was characterized as a case study. Data collection was through a questionnaire / descriptive that was conducted through a conversation. Composed of ten open questions, the answers were analyzed descriptively looking for similarities and divergences in the two participants' views on medicinal herbs. Therefore, results were dialogued with the authors' research and using the base used in the theoretical framework. The result points to the scarcity of medicinal herbs and the low rate of use of this knowledge, which is extremely important in respecting the health of the Kaingang people. However, the knowledge of our elders has been lost with the arrival of industrialized medicines. As a result, the new Kaingang indigenous generation has been using the medicines provided by the health department more often. However, working with students at school has shown new methodological alternatives for teachers, as it is possible to work scientific knowledge with popular knowledge. Therefore, teachers need to relate the activities to the context of the students. Upon completion of the study it was found that the knowledge of our elders need to be valued, so that they do not lose even more in the future. Therefore, seeking alternative to keep alive the use of medicinal herbs in the indigenous sand Toldo pinewood,
Palavras-chave: Índios
Kaingang
Ciência
Plantas medicinais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3188
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CADETE.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.